Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/492329
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Date Issued: 1985
Type of Material: Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Authors: OLIVEIRA, V. H. de
ALVARENGA, M. I. N.
SALES, F. de
Additional Information: VITOR HUGO DE OLIVEIRA, SNE; Maria Inês Nogueira Alvarenga, Embrapa Acre; FRANCISCO DE SALES, CPAF-AC.
Title: Controle de plantas invasoras em lavouras de café em formação no Estado do Acre.
Publisher: Rio Branco, AC: EMBRAPA-UEPAE Rio Branco, 1985.
Pages: 9 p.
Series/Report no.: (EMBRAPA UEPAE Rio Branco. Comunicado técnico, 39).
Language: pt_BR
Keywords: Rio Branco (AC)
Acre
Amazônia Ocidental
Western Amazon
Amazonia Occidental
Control químico
Malezas.
Cafeeiro
Controle natural
Control biológico
Description: A existência de áreas potenciais, ecologicamente favoráveis à cultura do café, levou o governo do estado do Acre a incluí-la, ao lado da seringueira e castanheira, como opção de cultivo nos projetos de colonização, em vários municípios acreanos. Além dos aspectos agronômicos favoráveis, confirmados pelas plantações existentes que, na grande maioria, são efetuados por pequenos produtores, a cultura do café é sócio-economicamente viável, com amplas possibilidades de êxito na região. O cafeeiro, como a maioria das culturas, é muito sensível a infestação e ocorrência natural de plantas daninhas que, devido às condições de umidade e temperatura da região, têm desenvolvimento exuberante, concorrendo com a cultura em nutrientes, água e luz. Não há dúvida de que o controle eficiente e econômico das plantas daninhas e um dos principais fatores de alta produção das culturas. De forma que o manejo adequado das plantas invasoras tem papel decisivo no rendimento da cultura e na redução do custo de produção. Ainda não existem métodos de controle na região reconhecidamente econômicos e eficientes para cafezais em formação.Com o objetivo de se estudar métodos de controle de plantas daninhas viáveis para a região, instalou-se no município de Rio Branco-AC, no km 14 da BR-364, na base física da UEPAE de Rio Branco, em lavoura de Catuaí Vermelho de seis meses de idade, plantada no espaçamento de 3,00 m x 2,00 m com duas plantas por cova, um ensaio de métodos de controle de plantas daninhas.
Thesagro: Café Catuaí
Coffea arábica
Erva daninha
Controle químico.
NAL Thesaurus: Weeds
Biological control
Chemical control.
Data Created: 1997-04-14
ISSN: 0100-8668
Appears in Collections:Comunicado Técnico (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1065.pdf5,19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace