Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/492256
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Séries anteriores (INFOTECA-E)
Date Issued: 1996
Type of Material: Séries anteriores (INFOTECA-E)
Authors: OLIVEIRA, L. C. de
OLIVEIRA, M. V. N. d'.
SA, C. P. de
SOUZA, A. A. de
Additional Information: LUIS CLAUDIO DE OLIVEIRA, CPAF-AC; MARCUS VINICIO NEVES D OLIVEIRA, CPAF-AC; CLAUDENOR PINHO DE SA, CPAF-AC; Alessandra Araújo de Souza.
Title: Comportamento silvicultural e custos de implantação de sumaúma (Ceiba penthandra (L.) Gaertn) em diferentes espaçamentos.
Publisher: Rio Branco: EMBRAPA-CPAF-AC, 1996.
Pages: 3 P.
Series/Report no.: (EMBRAPA-CPAFAC. Pesquisa em Andamento, 88).
Language: pt_BR
Keywords: Sumaúma
Ceiba penthandra L Gaertn
Plantio homogêneo
Acre
Amazônia Ocidental.
Description: Os plantios homogêneos de espécies autóctones são, em geral, limitados a ensaios de pequena escala ou plantações estabelecidas em função de exigências legais, não obstante o seu potencial silvicultural. Por outro lado, observa-se, em função de características físicas, mecânicas e estéticas das madeiras tropicais, uma tendência sobretudo da indústria de compensados à utilização de poucas espécies, ocasionando uma pressão de exploração seletiva quando pouco se conhece sobre sua autoecologia e estrutura genética. Novos cenários para o setor florestal criados em decorrência da queda de incentivos fiscais à pecuária, bem como o aumento de restrições à conversão de novas áreas, de forma conjugada o mais evidente impacto ambiental sobre florestas, o fim da reposição florestal, e a diminuição dos estoques asiáticos, com crescentes exigências do mercado consumidor quanto à sustentabilidade da matéria prima, fazem com que o manejo florestal sustentado e sistemas de alta produção com espécies e métodos adequados tornem-se elementos fundamentais ao desenvolvimento do setor. Espera-se que os plantios homogêneos de espécies autóctones de rápido crescimento, por produzirem madeira em ciclos de corte menores e a custos mais baixos, reduzam a pressão de exploração seletiva sobre florestas primárias. Neste contexto, a Embrapa-Acre vem desenvolvendo, em parceria com o setor privado, ensaios silviculturais, visando avaliar o comportamento silvicultural da espécie em diferentes espaçamentos, a viabilidade econômica dos plantios e estudar a sua biologia reprodutiva em plantios homogêneos.
Thesagro: Custo
Espaçamento.
Data Documento: 1997-04-01
ISSN: 0101-6075
Appears in Collections:Séries Anteriores (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1007.pdf536,66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace