Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/486213
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Issue Date: 2007
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: NETTO, D. A. M.
ANDRADE, R. V.
PADILHA, L.
OLIVEIRA, A. C. de
GAMA, E. E. G. e
TEIXEIRA, F. F.
Additional Information: DEA ALECIA MARTINS NETTO, CNPMS; Ramiro Vilela Andrade, Embrapa Milho e Sorgo; Lilian Padilha, Embrapa Café; ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA, CNPMS; Elto Eugenio Gomes e Gama, Embrapa Milho e Sorgo; FLAVIA FRANCA TEIXEIRA, CNPMS.
Title: Maturação fisiológica de milho doce e sua relação com a qualidade das sementes.
Publisher: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2007.
Pages: 23 p.
Series/Report no.: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 3).
Language: pt_BR
Description: O conhecimento do ponto de maturidade fisiológica é de fundamental importância para orientação dos produtores na obtenção de sementes de alta qualidade. Esta é uma informação essencial para nortear o planejamento das operações de colheita, secagem e processamento das sementes. É sabido que a maturidade fisiológica da semente é específica da cultivar e pode ser determinada por diversos parâmetros, tais como: número de dias da emergência até as espigas tornarem-se amarronzadas; soma térmica; matéria seca; teor de água dos grãos; formação da camada negra; desaparecimento da linha de leite nas sementes. Para os milhos normais, esta característica é bem conhecida. Já para o milho doce as informações são escassas e, de uma maneira geral, não têm atendido aos anseios dos produtores. O programa de melhoramento genético do milho da Embrapa Milho e Sorgo mantém ações para a obtenção de cultivares de milho superiores com ampla adaptação e melhoria na qualidade dos grãos. As sementes de milho doce apresentam maiores problemas relacionados à qualidade quando comparadas com as dos milhos normais. Isto é refletido, na média, para o nível de germinação das sementes, que fica em torno de 20% abaixo da germinação das sementes do milho comum. O que se propôs com este trabalho foi estudar a maturação fisiológica de sementes de cultivares de milho doce desenvolvidos pela Embrapa Milho e Sorgo e estabelecer parâmetros que possam auxiliar sua colheita, secagem e processamento, com o objetivo de se obter sementes de alta qualidade.
Thesagro: Milho
Year: 2008-03-20
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bol03.pdf475,84 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace