Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/486015
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Documentos (INFOTECA-E)
Date Issued: 2001
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: SANTANA, D. P.
RIBEIRO, R. P.
Additional Information: DERLI PRUDENTE SANTANA, CNPMS; CNPMS.
Title: Desafios e oportunidades do agronegócio nas regiões do Alto Rio das Velhas e Médio São Francisco: documento síntese.
Publisher: Sete Lagoas: Embrapa-CNPMS: Emater-MG: Epamig, 2001.
Pages: 51p.
Series/Report no.: (Embrapa Milho e Sorgo. Documentos, 15).
Language: pt_BR
Keywords: Alto Rio das Velhas
Medio Sao Francisco
Desafios
Oportunidades.
Description: Ações bem sucedidas de desenvolvimento regional têm seu foco em áreas geográficas definidas, e levam em consideração o potencial e aptidões dessas regiões. Para a organização dessas ações, é necessária a elaboração de um Plano de Desenvolvimento, que explicite esses potenciais e aptidões, as iniciativas a serem implementadas e os agentes responsáveis pela coordenação e operacionalização desse Plano. A idéia de um projeto de desenvolvimento regional, enfocando as reçioes do Alto Rio das Velhas e Médio São Francisco, foi inicialmente ventilada pela Secretaria de Estado da Agricultura de Minas Gerais {por intermédio das entidades de seu Sistema Operacional (EMATER-MG e EPAMIG) e pela Embrapa Milho e Sorgo. Foram feitas várias reuniões envolvendo técnicos da Secretaria de Agricultura, EMATER-MG, EPAMIG, SEBRAE e da Embrapa Milho e Sorgo, que resultaram neste diagnóstico regional agora apresentado. O objetivo deste trabalho, além de mostrar a realidade regional, é estabelecer um ponto de partida para a elaboração de um Plano de Desenvolvimento do setor agrícola voltado para essas duas regiões. Para a continuidade desse projeto, as próximas ações programadas são: a) Análise da competitividade de setores do agronegócio regional, tais como: pecuária de corte e de leite, avicultura, suinocultura, piscicultura, fruticultura, horticultura, produção de fibras e grãos, agroindústria e turismo rural. b) Apresentação deste estudo às associações microrregionais do Alto Rio das Velhas e do Alto Rio São Francisco, com o denvolvimento dos segmentos sócio-econômicos que representam o agronegócio regional (prefeituras, sindicatos, cooperativas, comércio e indústria). c) Discussão e estabelecimento de um programa de desenvolvimento regional com envolvimento dos representantes do agronegócio regional.
Thesagro: Agronegócio.
Data Documento: 2002-10-15
Appears in Collections:Série Documentos (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
doc15.pdf37,78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace