Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/48561
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2008
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: OLIVEIRA, M. C. de S.
CHAGAS, A. C. de S.
ESTEVES, S. N.
OLIVEIRA, H. N.
GIGLIOTI, C.
GIGLIOTI, R.
FERRENZEINI, J.
CARVALHO, C. de O.
SCHIAVONE, D.
Additional Information: MARCIA CRISTINA DE SENA OLIVEIRA, CPPSE; ANA CAROLINA DE SOUZA CHAGAS, CPPSE; SERGIO NOVITA ESTEVES, CPPSE; Henrique Nunes de Oliveira, UNESP/Jaboticabal; Carolina Giglioti, UFSCar; Rodrigo Giglioti, UNESP/Jaboticabal; Jenifer Ferrenzini, Centro Universitário Central Paulista; Camila de Olivo Carvalho, UFSCar; Daniele Schiavone, Centro Universitário Central Paulista.
Title: Uso de tratamento seletivo contra nematódeos gastrintestinais em ovelhas criadas em São Carlos, SP.
Publisher: São Carlos, SP: Embrapa Pecuária Sudeste, 2008.
Pages: 24p.
Series/Report no.: (Embrapa Pecuária Sudeste. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 17)
Language: pt_BR
Keywords: Nemátodeos gastrointestinais.
Description: O uso de um tratamento seletivo contra nematódeos gastrintestinais foi estudado em ovelhas cruzadas Santa Inês. O experimento foi conduzido entre maio de 2006 e abril de 2008. Amostras individuais de fezes foram colhidas mensalmente e processadas para a contagem de número de ovos por grama de fezes (OPG) e para coprocultura. Amostras de sangue foram colhidas para a determinação do hematócrito, que foi usado como indicador de saúde dos animais. Foram tratadas somente ovelhas que apresentaram OPG ³ 4.000. A análise das médias de OPG transformado em log10 (n + 1) mostrou influência altamente significativa do mês da colheita (P < 0,0001), com as maiores médias ocorrendo nos meses mais quentes e mais úmidos e as menores nos meses mais frios e mais secos. Durante todo o experimento, as médias de hematócrito estiveram dentro dos limites normais. Foi verificada associação significativa (P < 0,01) entre o hematócrito e o OPG; as menores médias de hematócrito foram observadas simultaneamente aos picos de parasitismo nas ovelhas. Haemonchus contortus e Trichostrongylus colubriformis foram os parasitos predominantes. A porcentagem máxima de animais tratados no rebanho foi de 19 % em agosto e em outubro de 2007 e a mínima foi de zero em julho e em setembro de 2006. O tratamento seletivo das ovelhas contra os nematódeos gastrintestinais mostrou-se um método eficiente de controle desses parasitos.
Thesagro: Ovelha
Tratamento.
Data Documento: 2008-10-29
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Boletim17.pdf3,17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace