Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/442748
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Suínos e Aves - Sistema de Produção (INFOTECA-E)
Data do documento: 2013
Tipo do Material: Sistema de Produção (INFOTECA-E)
Autoria: MORES, N.
AMARAL, A. L. do
LIMA, G. J. M. M. de
DALLA COSTA, O. A.
COLDEBELLA, A.
MIELE, M.
SANDI, A. J.
OLIVEIRA, P. A. V. de
Informaçães Adicionais: NELSON MORES, CNPSA; ARMANDO LOPES DO AMARAL, CNPSA; GUSTAVO JULIO MELLO M DE LIMA, CNPSA; OSMAR ANTONIO DALLA COSTA, CNPSA; ARLEI COLDEBELLA, CNPSA; MARCELO MIELE, CNPSA; ARI JARBAS SANDI, CNPSA; PAULO ARMANDO VICTORIA DE OLIVEIRA, CNPSA.
Título: Produção de suínos em família, sem uso preventivo de antimicrobiano e privilegiando o bem-estar animal.
Fonte/Imprenta: Concórdia: Embrapa Suínos e Aves, 2013
Páginas: 118 p.
Série: (Embrapa Suínos e Aves. Sistemas de Produção, 5).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Bem-estar animal
Conteúdo: Atualmente, o Brasil se destaca como o quarto maior produtor mundial de suínos e quarto maior exportador de carne suína. O aumento significativo da produção veio acompanhado por maior concentração de suínos em rebanhos cada vez maiores. Consequentemente, também aumentaram os problemas sanitários relacionados a doenças multifatoriais, incluindo as doenças respiratórias. Uns dos principais fatores que mais contribuem para o aumento dessas enfermidades são a densidade animal e a mistura de leitões de diferentes leitegadas/origens nos crechários e nas terminações. As perdas econômicas causadas pelas doenças multifatoriais se devem ao aumento nos gastos com medicamentos, à piora nos índices zootécnicos e às condenações de carcaças nos abatedouros. Dentre as doenças multifatoriais dos suínos, destacam-se as doenças respiratórias, as quais atualmente estão se manifestando como uma síndrome denominada ?Complexo Doença Respiratória dos Suínos? (PRDC), por resultarem da combinação de dois ou mais agentes infecciosos e fatores de risco presentes nos sistemas criatórios (FABLET et al., 2012; HANSEN et al., 2010). Em muitos países, o vírus da Síndrome Reprodutiva e Respiratória dos Suínos (PRRS) é o principal componente infeccioso deste complexo (FABLET et al., 2012), porém no Brasil este agente ainda não foi diagnosticado. Em nossas criações, a imunodepressão e as lesões causadas pelo vírus influenza (IAV) e o circovírus suíno tipo 2 (PCV2), ambos de ocorrência enzoótica no Brasil, quando associados a patógenos bacterianos e a presença de fatores de risco, ocasionam doença respiratória complexa compatível com PRDC (MORÉS et al., 2011; MORÉS e MORÉS, 2012).
Thesagro: Suíno
Produção animal
NAL Thesaurus: Swine production
Animal welfare
Ano de Publicação: 2004-09-29
ISSN: 1678-8850
Aparece nas coleções:Sistema de Produção (CNPSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sistemadeproducaofamilia.pdf6,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace