Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/406837
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2003
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: MÜLLER, A. A.
LINS, P. M. P.
FARIAS NETO, J. T. de
Additional Information: ANTÔNIO AGOSTINHO MÜLLER, CPATU; Paulo Manoel Pontes Lins, SOCÔCO; JOAO TOME DE FARIAS NETO, CPATU.
Title: Desempenho e número de avaliações necessárias à seleção de híbridos de coqueiro.
Publisher: Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2003.
Pages: 17 p.
Series/Report no.: (Embrapa Amazônia Oriental. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 20).
Language: pt_BR
Keywords: Melhoramento genético
Coeficiente de repetibilidade
Coeficiente de correlação
Produção de fruto
Albúmen sólido
Moju
Pará
Brasil.
Description: Objetivou-se avaliar o desempenho de seis híbridos de coqueiro e estimar o coeficiente de repetibilidade dos caracteres número de frutos/planta e produtividade de albúmen sólido, por diferentes procedimentos estatísticos. Utilizou-se o delineamento experimental de blocos casualizados, com seis repetições e parcelas representadas por 30 plantas em arranjo triangular eqüilátero de 8,5m. Considerando o desempenho dos híbridos durante nove anos para produção de frutos e de albúmen sólido, pode-se recomendar para plantio os híbridos PB 111, PB 113 e PB 141 nas condições do Estado do Pará, visando atender às indústrias (albúmen sólido) e também à venda de cocos ?in natura?. Os coeficientes de repetibilidade estimados pelos métodos Anova, componentes principais com base na covariância e na correlação e na análise da estrutura com base na correlação, foram 0,409, 0,655, 0,500 e 0,356 para número de frutos/planta, e de 0,573, 0,774, 0,655 e 0,554 para produtividade de albúmen sólido, respectivamente. Considerando o nível de 90% de predição como ótimo para a tomada de decisão sobre a superioridade relativa dos híbridos e tomando como base a estimativa de repetibilidade obtida pelo método de componentes principais (covariância), recomenda-se realizar somente cinco e três avaliações para número de frutos e produção de albúmen sólido, respectivamente.
Thesagro: Coco.
NAL Thesaurus: Amazonia.
Data Created: 2005-06-08
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BoletimPD20AMAZORIENTAL.pdf882,53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace