Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/392907
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Documentos (INFOTECA-E)
Date Issued: 2006
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: CARVALHO, J. E. U. de
NASCIMENTO, W. M. O. do
MÜLLER, C. H.
Additional Information: JOSE EDMAR URANO DE CARVALHO, CPATU; WALNICE MARIA O DO NASCIMENTO, CPATU; CARLOS HANS MULLER, CPATU.
Title: Propagação do pequiazeiro.
Publisher: Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2006.
Pages: 26 p.
Series/Report no.: (Embrapa Amazônia Oriental. Documentos, 262).
Language: pt_BR
Notes: Versão eletrônica. 1ª impressão: 2009.
Keywords: Brasil
Pequia.
Description: A exploração do pequiazeiro ocorre desde o século 18, com a finalidade madeireira para construção naval artesanal, sendo esta a principal causa de a espécie encontrar-se praticamente dizimada em alguns sítios de ocorrência natural. O seu fruto, que outrora era abundante nas feiras livres dos grandes centros urbanos da Amazônia Brasileira, já não aparece em quantidades expressivas. Mesmo assim, ainda se constitui em importante recurso alimentar para as populações rurais, que apreciam e se deliciam com o sabor e aroma exóticos de sua escassa polpa, consumida após cocção, geralmente acompanhada de farinha de mandioca. Essa mistura, em muitos casos, é o pão no café-damanhã das populações ribeirinhas. O conhecimento técnico-científico sobre a espécie ainda é pequeno, especialmente quanto aos aspectos relacionados à produção de mudas, sendo a sua propagação um dos grandes entraves para o seu cultivo. As sementes possuem dormência e, por isso, apresentam germinação baixa, lenta e desuniforme. O trabalho ¨Propagação do Pequiazeiro¨ resulta do esforço de um grupo de pesquisadores da Embrapa Amazônia Oriental, que há mais de 20 anos vem estudando espécies frutíferas nativas da Amazônia Brasileira com potencial para novas culturas, buscando inseri-las nos arranjos produtivos locais. O seu conteúdo, em linguagem simples, é acessível tanto para os profissionais de ciências agrárias como para agricultores, viveiristas e para o público em geral, 6 Propagação do Pequiazeiro abordando aspectos relacionados com a biologia floral, sistema reprodutivo, extração, beneficiamento e armazenamento das sementes; métodos para acelerar a germinação, propagação assexuada e manejo das plantas no viveiro. Esta obra representa um importante avanço para o cultivo do pequiazeiro, seja como planta produtora de frutos comestíveis ou como planta produtora de madeira. Sendo uma espécie de uso múltiplo, tem grande aptidão para ser intensivamente utilizada em sistemas agroflorestais.
Thesagro: Fruta tropical
Propagação vegetativa.
NAL Thesaurus: Amazonia.
Data Documento: 2009-04-09
Appears in Collections:Série Documentos (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Doc262.pdf2,56 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace