Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/340027
Título: Potencial agrícola do Município de Pariconha - AL.
Autoria: PARAHYBA, R. da B. V.
SANTOS, J. C. P. dos
OLIVEIRA NETO, M. B. de
LEITE, A. P.
SILVA, M. S. L. da
Afiliação: ROBERTO DA BOA VIAGEM PARAHYBA, CNPS; JOSE CARLOS PEREIRA DOS SANTOS, CNPS; MANOEL BATISTA DE OLIVEIRA NETO, CNPS; ALDO PEREIRA LEITE, CNPS; MARIA SONIA LOPES DA SILVA, CNPS.
Ano de publicação: 2008
Referência: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2008.
Páginas: 31 p.
Conteúdo: O conhecimento dos solos que ocorrem em uma propriedade e/ou região, no que tange à sua classificação, distribuição e quantificação espacial, constitui elemento básico e essencial para avaliação das terras, planejamento de pesquisas e de projetos agrossilvipastoris, zoneamentos agrícolas, seleção de áreas para expansão agrícola e planejamento de sistemas urbanos, rodoviários, açudes etc. Para o estudo dos solos foram utilizadas como material básico cartas planialtimétricas da SUDENE na escala 1:100.000 e informações geológicas obtidas em mapas disponíveis. Para a identificação dos solos do município de Pariconha-AL, a área foi intensamente percorridal sendo os solos examinados através de tradagens e em trincheiras abertas em locais representativos, seguindo a metodologia proposta pela Embrapa. Para a avaliação agrícola das terras utilizou-se a metodologia preconizada pelo Sistema de Avaliação de Aptidão Agrícola das terras, e para a indicação das classes de terras para irrigação foram adotados os critérios do documento. Avaliação do Potencial das Terras para Irrigação no Nordeste. No levantamento foram identificadas 11 unidades de mapeamento, compostas por associações cujos componentes são representadas por Neossolos, Regolíticos, Neossolos Litólicos, Cambissolos, Planossolos e Argissolos Vermelho-Amarelos. Cerca de 98% das terras do município apresentam aptidão restrita para lavouras em pelo menos um dos níveis de manejo A e B, e 1% aptidão regular para lavouras em pelo menos um dos níveis de manejo A e B. Cerca de 60% da área do município foram consideradas como classe de irrigação 4s, que compreende terras aráveis e, por apresentarem deficiência relacionada ao solo (baixa fertilidade natural e textura arenosa), requerem estudos e pesquisas especiais.
Thesagro: Solo
Aptidão agrícola
Série: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 132).
ISSN: 1678-0892
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BPD132Pariconha.pdf677,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace