Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/338506
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2002
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: COELHO, M. R.
ROSSI, M.
MENK, J. R. F.
BERTOLANI, F. C.
Additional Information: MAURICIO RIZZATO COELHO, CNPS; MARCIO ROSSI, IAC; JOÃO ROBERTO FERREIRA MENK, IAC; FERNANDO CESAR BERTOLANI, FACULDADE MANUEL CARLOS GONÇALVES, SP.
Title: Levantamento pedológico semidetalhado (1:25.000) da microbacia da Água Três Unidos, Município de Vera Cruz (SP).
Publisher: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2002.
Pages: 120 p.
Series/Report no.: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 1).
Language: pt_BR
Keywords: Relação solo-paisagem
Morfologia
Química de solo
Mineralogia de solo
Solos erodíveis
Solo do planalto ocidental
Description: Este trabalho é um relato dos solos identificados no levantamento pedológico semidetalhado da microbacia da Água Três Unidos. Abrangendo aproximadamente 1.624 hectares, a microbacia situa-se no município de Vera Cruz, localizada a oeste do Estado de São Paulo, entre as coordenadas geográficas 22º13? e 22º17? de latitude sul e 49º49? e 49º52? de longitude oeste. Está inserida no compartimento geomorfológico do Planalto Ocidental Paulista e, geologicamente, é caracterizada pelos arenitos cretácicos do Grupo Bauru, Formações Marília e Adamantina. O relevo varia de plano, nos topos e planícies aluviais, a montanhoso e escarpado, nas escarpas areníticas, predominando os relevos suave ondulado sob domínio dos solos latossolizados e ondulado nas áreas de ocorrência dos Podzólicos abruptos. O tipo climático predominante é Cwa, segundo a classificação de Köppen, com temperatura média anual de 21,4 ºC e pluviosidade média anual próxima a 1.500 mm. A cultura do café está entre as de maior importância nos relevos plano e suave ondulado sob domínio dos solos latossolizados, enquanto as pastagens estendem-se em grandes áreas dominadas com os Podzólicos abruptos eutróficos e álicos. Foram identificadas e cartografadas 9 unidades de solos na microbacia da Água Três Unidos, as quais apresentam uma estreita relação com o relevo. Assim, duas toposseqüências são predominantes na região. A primeira, caracteriza-se pela presença dos Latossolos Vermelho-Amarelos ou Vermelho-Escuros álicos ou distróficos nos topos aplainados, transicionando-se para os Podzólicos abruptos e Podzólicos latossólicos com o aumento da declividade, nas posições de ombro e terço superior das vertentes. Enquanto os abruptos podem ser álicos, distróficos e, predominantemente eutróficos, os Podzólicos latossólicos são essencialmente álicos ou distróficos, de textura binária arenosa/média, mais friáveis e de menor gradiente textural em relação aos Podzólicos abruptos. Sucedendo aos solos com B textural na toposseqüência, são encontrados solos poucos desenvolvidos (Solos Litólicos, Regossolos e Podzólicos abruptos rasos) nas proximidades das escarpas areníticas em relevo, predominantemente, ondulado e forte ondulado. Abaixo da escarpa, os Podzólicos abruptos são dominantes, predominantemente eutróficos, de textura binária arenosa/média e com características semelhantes àqueles localizados a montante da mesma, enquanto nas planícies aluviais predominam os solos hidromórficos (Gleissolos) e os aluviais em menores proporções. A segunda toposseqüência difere da anterior pela predominância dos Podzólicos Vermelho-Amarelos latossólicos nos topos, geralmente, mais estreitos e declivosos em relação aos locais de ocorrência de Latossolos.
Data Documento: 2005-05-10
ISSN: 1678-0884
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bp12002lvtomicrobacia.pdf1,33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace