Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/338379
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2002
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: ANTONELLO, L. L.
WITTERN, K. P.
CLAESSEN, M. E. C.
BERTOLINO, L. C.
Additional Information: LOIVA LIZIA ANTONELLO, CNPS; KLAUS PETER WITTERN, CNPS; MARIE ELISABETH CHRISTINE CLAESSEN, CNPS; LUIZ CARLOS BERTOLINO, UERJ.
Title: Mineralogia e química de algumas unidades de solos do Estado do Rio de Janeiro.
Publisher: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2002.
Pages: 21 p.
Series/Report no.: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 15).
Language: pt_BR
Keywords: Mineralogia do solo
Levantamento de solo.
Description: O levantamento dos solos do Estado do Rio de Janeiro e o estudo complementar das características químicas e mineralógicas dos solos constituem subsídios essenciais ao planejamento e à implementação agrícola do Estado. A mineralogia da fração argila de horizontes diagnósticos foi feita por difratometria de raios-X (DRX), em trinta e quatro perfis de solo e os resultados foram comparados com a morfologia, relevo e material de origem, mineralogia e dados químicos. Constatou-se, pela análise mineralógica da fração argila, ser caulinita o mineral mais freqüente seguido de esmectita, vermiculita com hidroxi nas entrecamadas (VHE) e gibbsita. Os Nitossolos compreendem os Nitossolos Vermelhos eutróficos com elevada saturação por bases e, portanto, com fertilidade natural média a alta e o argilo-mineral dominante é a caulinita. Os Argissolos compreendem os Argissolos Vermelho-Amarelos com saturação por bases variável. O material originário é produto do intemperismo de migmatitos e gnaisses. Nos Gleissolos eutróficos há ocorrência de caulinita e esmectita. O material originário é constituído de sedimentos coluviais e fluviais. Os Latossolos ocorrem com caulinita e gibbsita. O material originário constitui-se do produto do intemperismo de gnaisses, migmatitos e charnoquitos. Os Cambissolos caracterizam-se pela presença do horizonte câmbico Bi, constituído de fragmentos de rocha. Na escala de seqüência de intemperismo, os solos mais desenvolvidos, espelhados no Ki e argilo-minerais, são representados pelos Latossolos seguidos dos Cambissolos Háplicos. Os Nitossolos e os Argissolos com caulinita e alguns com adição de VHE vêm a seguir, sendo que os Gleissolos e os Espodossolos são menos desenvolvidos apresentando caulinita, mica e esmectita.
Thesagro: Química do Solo.
Data Documento: 2004-12-06
ISSN: 1678-0884
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bpd152002mineralogia.pdf2,84 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace