Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/338325
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2003
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: MENDONÇA-SANTOS, M. de L.
JACQUES, P. D.
COELHO, M. R.
PIMENTEL, J.
SANTOS, H. G. dos
ALMEIDA, P.
BARBOSA, E. L. de A.
COSTA, T. C. e C. da
ÁVILA, R. M.
SHINZATO, E.
BRANCO, P. C. M. P. de A.
Additional Information: MARIA DE LOURDES M SANTOS BREFIN, CNPS; PATRICIA DURINGER JACQUES, CPRM; MAURICIO RIZZATO COELHO, CNPS; JORGE PIMENTEL, CNPS; HUMBERTO GONCALVES DOS SANTOS, CNPS; PATRÍCIA ALMEIDA, CPRM; ÉRIKA LEÃO DE AQUINO BARBOSA, CPRM; THOMAZ CORREA E CASTRO DA COSTA, CNPS; RONAN MAGALHÃES ÁVILA, CPRM; EDGAR SHINZATO, CPRM; PAULO CÉSAR M. PEREIRA DE AZEVEDO BRANCO, CPRM.
Title: Mapeamento do uso atual e cobertura vegetal dos solos do Estado do Rio de Janeiro.
Publisher: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2003.
Pages: 36 p.
Series/Report no.: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 22).
Language: pt_BR
Keywords: Uso atual
Interpretação de imagem
Rio de Janeiro.
Description: O conhecimento do uso atual e cobertura do solo é imprescindível em qualquer projeto de caracterização e monitoramento ambientais, permitindo demarcar os diferentes usos da terra e vegetação, bem como subsidiar o planejamento e gestão ambientais. O presente trabalho abrange a totalidade do Estado do Rio de Janeiro, compreendido entre os meridianos 410 e 450 de longitude Oeste e os paralelos 200 30º e 230 30º de latitude Sul, estendendo-se por aproximadamente 44.000 km2. Tem como objetivo inventariar e mapear o estado atual da ocupação dos solos, distinguindo e quantificando os principais tipos de uso do solo e de cobertura vegetal, apresentados numa escala generalizada de 1:250.000. Para tal, fez-se um mapeamento preliminar com base nos padrões espectrais das imagens de satélite Landsat ETM7+, cedidas pela EMATER-RJ, utilizando-se de diferentes algoritmos de classificação espectral. Durante a elaboração da versão final do Mapa de Uso Atual e Cobertura Vegetal dos Solos do Estado do Rio de Janeiro, foram viagens de verificação in situ a fim de esclarecer dúvidas e subsidiar ajustes e modificações posteriores. O trabalho de pré-processamento, interpretação e classificação das imagens para a produção e edição final do Mapa de Uso Atual e Cobertura Vegetal realizou-se no período de março de 2002 a fevereiro de 2003, pelas equipes técnicas da CPRM (Serviço Geológico Brasileiro), Divisão de Geoprocessamento - DIGEOP, Departamento de Informações Institucionais (DEINF) e o Laboratório de Geoinformação da Embrapa Solos. Foram identificadas e mapeadas 13 grandes classes de uso e ocupação do solo, algumas delas subdivididas em tipos, assim classificadas e distribuídas: 1 - Mata Atlântica (Remanescente/Secundária e Ciliar); 2 - Mangue (Mangue e Mangue Degradado); 3 - Restinga; 4 - Pecuária (Pastagem Plantada e Campo / Pastagem em Zona Úmida); 5 - Agricultura; 6 - Reflorestamento; 7 - Afloramento de Rocha; 8 - Solo Exposto; 9 - Corpo d'Água; 10 - Salina; 11 - Extração de Areia / Mineração; 12 - Praia e Duna; 13 - Área Urbana.
Thesagro: Mapa
Reconhecimento do solo
Sensoriamento Remoto.
NAL Thesaurus: Landsat.
Data Documento: 2004-11-22
ISSN: 1678-0892
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bpd222003mapeamentorj.pdf2,74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace