Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/337927
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Séries anteriores (INFOTECA-E)
Date Issued: 2000
Type of Material: Séries anteriores (INFOTECA-E)
Authors: CARMO, C. A. F. de S. do
CUNHA, T. J. F.
GARCIA, N. C. P.
CALDERANO FILHO, B.
CONCEICAO, M. da
MENEGUELLI, N. do A.
BLANCANEAUX, P.
Additional Information: CIRÍACA ARCÂNGELA FERREIRA DE SANTANA DO CARMO, CNPS; TONY JARBAS FERREIRA CUNHA, CNPS; NEUSA CATARINA PINHEIRO GARCIA, EPAMIG; BRAZ CALDERANO FILHO, CNPS; MAURO DA CONCEIÇÃO, CNPS; NELI DO AMARAL MENEGUELLI, CNPS; PHILIPPE BLANCANEAUX, ORSTOM.
Title: Influencia de atributos químicos e físicos do solo no desenvolvimento da seringueira na região da Zona da Mata de Minas Gerais.
Publisher: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2000.
Pages: 23 p.
Series/Report no.: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa, 10).
Language: pt_BR
Keywords: Diferenciação pedológica
Latossolos
Nitossolos
Biomassa vegetal.
Description: A expansão da heveicultura em regiões não tradicionais que apresentam condições edafoclimáticas diferentes do seu habitat natural é prejudicada pela carência de informações técnicas. No Estado de Minas Gerais, a falta de conhecimento dos fatores inerentes às relações soloplanta tem se tornado uma séria limitação ao processo de implantação e exploração de seringais. Neste trabalho, foram estudadas duas toposseqüências de solos sob vegetação de seringueira; uma situada na Fazenda Experimental da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - EPAMIG, no município de Oratórios, e outra em área de produtor, no município de Raul Soares, ambas no vale do Piranga, região da Zona da Mata de Minas Gerais. As caracterizações físicas e químicas revelaram uma forte diferenciação dos solos na vertente, sendo os Latossolos predominantes no topo, enquanto que, nas partes mais baixas, predominam os Nitossolos com presença de horizontes B níticos, maciços, coesos, adensados e pouco porosos. Os resultados de densidade (aparente e real), porosidade (macro e micro) e lâminas delgadas de amostras não deformadas, assim como as análises físicas e químicas, confirmaram as observações e determinações de campo. Os diferentes resultados foram relacionados com o desenvolvimento do clone de seringueira IAN 873 (circunferência de caule) e mostraram uma estreita relação entre as características físicas dos solos e o desenvolvimento da seringueira. Realizou-se a avaliação nutricional das plantas, em função das condições pedológicas, sendo observado um melhor comportamento do seringal nos Latossolos relativamente bem estruturados e com um funcionamento hidrodinâmico rápido, quando comparados aos Nitossolos, que apresentaram uma porosidade globalmente reduzida e uma drenagem interna muito deficiente.
Thesagro: Seringueira.
Data Documento: 2002-11-22
ISSN: 1517-5219
Appears in Collections:Séries Anteriores (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Influenciadeatributos.pdf888,79 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace