Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/337667
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Documentos (INFOTECA-E)
Date Issued: 2000
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: CHAGAS, C. da S.
CARVALHO JUNIOR, W. de
PEREIRA, N. R.
BHERING, S. B.
MARTORANO, L. G.
STEINMETZ, S.
FLORES, C. A.
Additional Information: CESAR DA SILVA CHAGAS, CNPS; WALDIR DE CARVALHO JUNIOR, CNPS; NILSON RENDEIRO PEREIRA, CNPS; SILVIO BARGE BHERING, CNPS; LUCIETA GUERREIRO MARTORANO, CPATU; SILVIO STEINMETZ, CPACT; CARLOS ALBERTO FLORES, CPACT.
Title: Zoneamento pedoclimático do Rio Grande do Sul para a cultura do arroz irrigado.
Publisher: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2000.
Pages: 53 p.
Series/Report no.: (Embrapa Solos. Documentos, 20).
Language: pt_BR
Description: O zoneamento pedoclimático do Estado do Rio Grande do Sul para a cultura do arroz irrigado tem por objetivo possibilitar o conhecimento da aptidão das terras do estado para esta cultura, dando condições para uma melhor planificação da assistência técnica, pesquisa e experimentação agrícola, bem como servir de instrumento básico de orientação para a formulação de uma política de desenvolvimento agrícola. Na elaboração deste estudo, utilizaram-se como materiais básicos as informações contidas no Mapa exploratório dos solos do Estado do Rio Grande do Sul e as informações sobre as épocas de semeadura da cultura contidas no Zoneamento Agroclimático da Cultura do Arroz Irrigado no Rio Grande do Sul. Na elaboração dos mapas foram utilizados os seguintes softwares de sistemas de informação geográfica: SGI/VGA da Engespaço para digitalização da base cartográfica e mapas temáticos e Arc/Info da Environmental Systems Research Institute, no tratamento e processamento dos dados. Os resultados obtidos com a avaliação da aptidão pedoclimática das terras demonstram que a classe de aptidão pedoclimática Não Recomendada é muito superior às demais classes, perfazendo aproximadamente 72% da área total do estado. Apesar deste resultado, verifica-se que a área potencial para cultivo do arroz irrigado é cerca de sete vezes superior à atualmente utilizada pela cultura. Dentre as mesorregiões do estado, as que apresentam os maiores percentuais de terras com potencial são as mesorregiões Sudoeste Rio-Grandense, Sudeste Rio-Grandense e Metropolitana de Porto Alegre, respectivamente. Dentre as épocas de semeadura estabelecidas para o plantio de arroz irrigado no estado, as que englobam os maiores percentuais de terras com potencial são a época que vai de 11 de outubro a 20 de novembro, para cultivares de ciclo médio, e a época que vai de 11 de outubro a 10 de dezembro, para cultivares de ciclo precoce. Os municípios de São Gabriel, Santa Vitória do Palmar, Dom Pedrito, Uruguaiana, Itaqui, Bagé, Rosário do Sul, Alegrete e Rio Grande, nesta ordem, são os que mais se destacam quanto ao potencial para o plantio do arroz irrigado no estado.
Thesagro: Arroz Irrigado
Clima
Solo
Zoneamento Climático
Zoneamento Agrícola
Data Created: 2002-11-22
ISSN: 1517-2627
Appears in Collections:Série Documentos (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CNPSDOC202000.pdf6,98 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace