Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/337631
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Séries anteriores (INFOTECA-E)
Date Issued: 2000
Type of Material: Séries anteriores (INFOTECA-E)
Authors: ARAUJO FILHO, J. C. de
BURGOS, N.
LOPES, O. F.
SILVA, F. H. B. B. da
MEDEIROS, L. A. R.
MELO FILHO, H. F. R. de
PARAHYBA, R. da B. V.
CAVALCANTI, A. C.
OLIVEIRA NETO, M. B. de
SILVA, F. B. R. e
LEITE, A. P.
SANTOS, J. C. P. dos
SOUSA NETO, N. C. de
SILVA, A. B. da
LUZ, L. R. Q. P. da
LIMA, P. C. de
REIS, R. M. G.
BARROS, A. H. C.
Additional Information: JOSE COELHO DE ARAUJO FILHO, CNPS; NIVALDO BURGOS, CNPS; OSVALDO FERREIRA LOPES, CNPS; FLAVIO HUGO BARRETO B DA SILVA, CNPS; LUIZ ALBERTO REGUEIRA MEDEIROS, CNPS; HERÁCLIO FERNANDES R. DE MELO FILHO, CNPS; ROBERTO DA BOA VIAGEM PARAHYBA, CNPS; ANTONIO CABRAL CAVALCANTI, CNPS; MANOEL BATISTA DE OLIVEIRA NETO, CNPS; FERNANDO BARRETO RODRIGUES E SILVA, CNPS; ALDO PEREIRA LEITE, CNPS; JOSE CARLOS PEREIRA DOS SANTOS, CNPS; NESTOR CORBINIANO DE SOUSA NETO, CNPS; ADEMAR BARROS DA SILVA, CNPS; LUCIA RAQUEL QUEIROZ PEREIRA DA LUZ, CNPS; PAULO CARDOSO DE LIMA, CNPS; RICARDO MALTA GODIM REIS, CNPS; ALEXANDRE HUGO CEZAR BARROS, CNPS.
Title: Levantamento de reconhecimento de baixa e média intensidade dos solos do Estado de Pernambuco.
Publisher: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2000.
Pages: 378 p.
Series/Report no.: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa, 11).
Language: pt_BR
Keywords: Relação solo-paisagem
Description: Os estudos de solos foram desenvolvidos em nível de reconhecimento de baixa e média intensidade, escala 1:100.000, cobrindo toda superfície do Estado de Pernambuco, com aproximadamente 98.938 km2. Os trabalhos foram realizados por meio da parceria entre o Centro Nacional de Pesquisa de Solos (CNPS) - Escritório Regional de Pesquisa e Desenvolvimento Nordeste (ERP/NE) e o Governo do Estado de Pernambuco. O objetivo principal do levantamento de solos foi gerar dados para dar suporte à elaboração do Zoneamento Agroecológico do Estado. A metodologia utilizada seguiu as normas do Serviço Nacional de Levantamento e Conservação de Solos (SNLCS), atual Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Os resultados dos estudos mostram que os solos de maior expressão, ocupando cerca de 61% da área, pertencem às classes dos Podzólicos (25%), Solos Litólicos (20%) e, Planossolos e Solonetz Solodizados (16%). Ocupam cerca 23% da área, os solos das classes dos Latossolos (9%), Brunos Não Cálcicos (9%) e Areias Quartzosas (5%). Perfazem cerca de 7% da área, os solos das classes dos Regossolos (5%) e Solos Aluviais (2%). Cerca de 4% da área é ocupada por solos diversos, incluindo os Cambissolos, Gleissolos, Podzóis, Vertissolos, Solos Indiscriminados de Mangues, Brunizéns, Terra Roxa Estruturada e Plintossolos. Os tipos de terrenos, principalmente afloramentos de rocha, ocupam uma superfície ao redor de 3% da área. Cerca de 2% da superfície do Estado correspondem às águas internas.
Thesagro: Reconhecimento do solo
Data Documento: 2005-05-12
ISSN: 1517-5219
Appears in Collections:Séries Anteriores (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BoletimdePesquisaFinal11.pdf15,09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace