Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/337039
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Issue Date: 2003
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: MENDONÇA-SANTOS, M. de L.
JACQUES, P. D.
COELHO, M. R.
SANTOS, H. G. dos
PIMENTEL, J.
COSTA, T. C. e C. da
BARBOSA, E. L. de A.
SANTOS, P. de A. M. dos
ÁVILA, R. M.
AGLIO, M. L. D.
SHINZATO, E.
BRANCO, P. C. M. P. de A.
Additional Information: MARIA DE LOURDES M SANTOS BREFIN, CNPS; PATRÍCIA DURINGER JACQUES, CPRM; MAURICIO RIZZATO COELHO, CNPS; HUMBERTO GONCALVES DOS SANTOS, CNPS; JORGE PIMENTEL, CPRM; THOMAZ CORREA E CASTRO DA COSTA, CNPS; ÉRIKA LEÃO DE AQUINO BARBOSA, CPRM; PATRÍCIA DE ALMEIDA MAGALHÃES DOS SANTOS, CPRM; RONAN MAGALHÃES ÁVILA, CPRM; MARIO LUIZ DIAMANTE AGLIO, CNPS; EDGAR SHINZATO, CPRM; PAULO CÉSAR M. PEREIRA DE AZEVEDO BRANCO, CPRM.
Title: Mapeamento do uso atual e cobertura vegetal dos solos da folha Rio de Janeiro (SF-23-Z-B) e adjacências.
Publisher: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2003.
Pages: 33 p.
Series/Report no.: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e Desenvolvimento, 19).
Language: pt_BR
Keywords: Solo-Mapeamento-Brasil-Rio de Janeiro
Solo-Cobertura Vegetal-Brasil-Rio de Janeiro
Description: O levantamento do uso e cobertura do solo é um aspecto importante para estudos de caracterização e monitoramento ambiental, pois permite subsidiar o planejamento e gestão ambiental. Trabalhos dessa natureza têm sido facilitados através do uso do sensoriamento remoto que, devido aos recursos multiespectrais e à possibilidade de se ter visão sinóptica da paisagem, facilita o mapeamento de grandes extensões, bem como de áreas de difícil acesso de maneira mais rápida e a um custo relativamente mais baixo. A Folha Rio de Janeiro e adjacências, compreendida entre os meridianos de 42o00' e 43o30' WG e os paralelos de 22o00'e 23o00' S, abrange aproximadamente 20.000 km2, envolvendo total ou parcialmente 28 municípios. A considerável variabilidade geológica, pedológica, geomorfológica, climática e de cobertura vegetal é uma característica marcante da região. A metodologia utilizada neste trabalho compreendeu o pré-processamento, interpretação e classificação das imagens para produção e edição final do mapa de Uso Atual e Cobertura Vegetal. A primeira etapa consistiu na fusão da banda pancromática (banda 8) com as bandas multiespectrais (bandas 1, 2, 3, 4, 5 e 7), seguindo-se a interpretação e a classificação supervisionada e verificação de campo. Como resultado do estudo, obteve-se informações sobre os tipos de ocupação do solo, quantificação e padrão espacial das classes de uso. As classes de uso e de cobertura dos solos, bem como seus respectivos percentuais de ocorrência foram assim distribuídas: Mata Atlântica Remanescente/Secundária (37,35%), Mata Ciliar (0,20%), Mangue (0,71%), Restinga (0,27%), Pastagem Plantada (44,60%), Campos/Pastagem de Zona Úmida (3,78%), Reflorestamento (0,08%), Agricultura (0,02%), Corpos d?água (2,66%), Afloramento de Rocha (0,07%), Salinas (0,30%), Praias e Dunas (0,17%) e Área Urbana (9,80%).
Year: 2004-12-06
ISSN: 1678-0892
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bpd192003mapeamentofolharj.pdf2,32 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace