Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/336070
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Solos - Séries anteriores (INFOTECA-E)
Data do documento: 1984
Tipo do Material: Séries anteriores (INFOTECA-E)
Autoria: ANTUNES, F. dos S.
SANTOS, R. D. dos
Informaçães Adicionais: FRANKLIN DOS SANTOS ANTUNES, CNPq-UFRJ; RAPHAEL DAVID DOS SANTOS, SNLCS.
Título: Caracterização das frações argila e silte em solos da área do pólo Roraima.
Fonte/Imprenta: Rio de Janeiro: EMBRAPA-SNLCS, 1984.
Páginas: 59 p.
Série: (EMBRAPA-SNLCS. Boletim de pesquisa, 25).
Idioma: pt_BR
Notas: Redação: Franklin dos Santos Antunes, Raphael David dos Santos; Identificação dos solos: Raphael David dos Santos, José Raimundo Natividade Ferreira Gama, Tarcísio Ewerton Rodrigues; Caracterização mineralógica: Franklin dos Santos Antunes, Francisco J. C. Oliveira e Castro, Helena Polivanov.
Palavras-chave: Fração argila
Fração silte
Conteúdo: O estudo mineralógico das frações silte e argila de onze perfis de solo da área Pólo Roraima mostrou que a caulinita é o principal constituinte da fração argila de todos os perfis estudados e da fração silte de alguns horizontes. Foram selecionados para o estudo, sete perfis com horizonte B textural e quatro com B latossólico, desenvolvidos a partir de sedimentos arenosos e argilosos do Quaternário e de produtos da decomposição de rochas cristalinas referidas ao Pré-cambriano. A caracterização das frações silte e argila foi feita por difração de raios X e a quantificação da fração por métodos químicos, segundo a metodologia de Jackson, com modificações. Foi constatado que os índices de intemperismo calculados a partir da composição da fração argila não foram suficientes para separar as duas classes de solos da área estudada. Estes índices, associados às demais características dos solos, mostraram que os perfis de TERRA ROXA ESTRUTURADA EUTRÓFICA e LATOSSOLO VERMELHO-AMARELO EUTRÓFICO são perfis que apresentam a fração argila menos intemperizada.
Thesagro: Solo
Mineralogia
Ano de Publicação: 2002-11-22
Aparece nas coleções:Séries Anteriores (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
caracterizacaodasfracoes.pdf21,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace