Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/31704
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Territorial - Documentos (INFOTECA-E)
Issue Date: 2008
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: MIRANDA, E. E. D.
MANGABEIRA, J. A. D. C.
GREGO, C. R.
Additional Information: EVARISTO EDUARDO DE MIRANDA, CNPM; JOAO ALFREDO DE CARVALHO MANGABEIRA, CNPM; CELIA REGINA GREGO, CNPM.
Title: Desmistificação da terra: o perfil em 2005 dos produtores rurais de Machadinho d´Oeste (R0), 23 anos depois.
Publisher: Campinas: Embrapa Monitoramento por Satélite, 2008.
Pages: 65 p.
Series/Report no.: (Embrapa Monitoramento por Satélite. Documentos, 62).
Language: pt_BR
Keywords: Socioeconomia
Produtores Rurais
Machadinho d´Oeste
Rondônia.
Description: Em razão da peculiaridade da Amazônia legal, o zoneamento e monitoramento Ecológico-Econômico é necessidade presente para dar suporte às políticas públicas de uso sustentável de áreas florestais e de produção agropecuária em áreas alteradas. Este trabalho tem por objetivo principal caracterizar o perfil agro socioeconômico dos agricultores e da agricultura praticada em Machadinho d'Oeste (RO) em 2005. Os resultados obtidos avaliam o perfil dos principais indicadores levantados desde 1986. Para garantir a coleta do máximo de informação com um mínimo de tempo e custo, foram empregadas estratégias específicas de obtenção de dados. No levantamento de 2005 foram amostrados 463 lotes divididos em 4 glebas. Foram entrevistados produtores e as estruturas e os sistemas de cultivo e criação de suas propriedades foram analisados com apoio do levantamento do uso das terras para cada lote pesquisado por intermédio da imagem de satélite SOPT. Cada entrevistador continha um recorte da imagem de satélite e em conjunto com o produtor elaborava o mapa de uso, facilitando o levantamento dos dados posteriores, garantindo a confiança e precisão dos dados. A ficha de campo reuniu cerca de 250 variáveis, sendo as principais: Descritores de localização e situação das propriedades (12 variáveis); Descritores socioeconômicos (83 variáveis); Descritores agronômicos (30 variáveis para cada cultura e 14 variáveis para a pecuária). Os dados coletados em campo foram checados, homogeneizados e informatizados no próprio escritório de campo. Foi construída uma base de dados, cuja interface para entrada dos dados era igual à ficha de campo. Estatísticas descritivas permitiram uma análise critica dos dados. Para os dados quantitativos foram calculados parâmetros como média, desvio padrão, valores mínimos e máximos. Os resultados obtidos foram agrupados em tabelas, para permitir uma melhor visualização do comportamento das variáveis. Para ajudar na compreensão dos fenômenos estudados, optou-se por uma subdivisão Relativa (%)mente grande do número de classes por variável. Foram obtidas as frequências absoluta, Relativa (%), absoluta acumulada e Relativa Acumulada (%) de cada classe. Devido a ocorrência de propriedades abandonadas e que se transformaram em fazenda, foi possível entrevistar agricultores de 393 propriedades. Os dados apresentados neste documento constituem um novo perfil da agricultura e dos agricultores de Machadinho d'Oeste. Eles permitem um balanço da evolução dos 23 primeiros anos dessa experiência agrícola em floresta tropical úmida. A conclusão desta etapa representa um pequeno marco para esse projeto de acompanhamento de longo prazo de propriedades rurais na Amazônia.
Thesagro: Agricultura.
Year: 2009-03-13
Appears in Collections:Série Documentos (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
doc62machadinho.pdf3,72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace