Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/306543
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Issue Date: 2002
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: RIBASKI, J.
MARTINS, E. G.
Additional Information: Pesquisadores da Embrapa Florestas.
Title: Relação entre o conteúdo de pigmentos foliares em algaroba (Prosopis juliflora) e sua capacidade de produzir frutos, na região semi-árida brasileira.
Publisher: Colombo: Embrapa Florestas, 2002.
Pages: 19 p.
Series/Report no.: (Embrapa Florestas. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 10).
Language: pt_BR
Keywords: Concentração
Productivity
Chlorophylls
Espécie exótica.
Description: A heterogeneidade na produção de frutos da algaroba (Prosopis juliflora (SW.) DC.), no Nordeste brasileiro, tem se constituído num dos principais entraves para a disseminação dessa espécie e, tem frustrado muitos produtores que fazem o seu plantio com prioridade para suplementação forrageira, através das vagens, pois algumas árvores não apresentam boa produtividade ou simplesmente não frutificam. O conteúdo de clorofila é um parâmetro freqüentemente utilizado para estimar a eficiência fotossintética das plantas e sua influência sobre o desenvolvimento e adaptabilidade delas aos diversos ambientes. O objetivo desse estudo foi verificar a existência de uma provável relação entre a quantidade de clorofila nas folhas da algaroba e a sua capacidade de produzir frutos (vagens forrageiras) e, também testar qual o melhor método para determinar as quantidades de clorofila a e b, usando a área e o peso foliar. Foram estudadas plantas adultas de P. juliflora de alta e de baixa produção de vagens e, comparadas com outra espécie introduzida na região, P. cineraria, que apresentava frutificação uniforme e abundante. Os resultados mostraram uma relação positiva entre a frutificação e a quantidade de clorofila presente nas folhas. Os teores de clorofila, a e b, foram sempre menores nas árvores que apresentavam pouca frutificação e diferentes estatisticamente das outras com frutificação abundante. A determinação dos pigmentos foliares por meio do peso verde dos folíolos se mostrou aparentemente mais eficiente, fornecendo dados mais uniformes e, conseqüentemente, menor coeficiente de variação.
Thesagro: Algaroba
Produção
Clorofila
Folha
Fruto
Produtividade
Prosopis Juliflora.
NAL Thesaurus: fruits
concentrating
leaves.
Year: 2003-06-25
ISSN: 1676-9449
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Boletimdepesquisa10.pdf61,09 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace