Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/306464
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Issue Date: 2005
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: IEDE, E. T.
Title: Importância das pragas quarentenárias florestais no comércio internacional: estratégias e alternativas para o Brasil.
Publisher: Colombo: Embrapa Florestas, 2005.
Series/Report no.: (Embrapa Florestas. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 22).
Language: pt_BR
Keywords: Espécie exótica
Quarentena florestal.
Description: O crescimento da economia global, especialmente na última década, com o conseqüente aumento do fluxo de mercadorias e pessoas a nível internacional, acarretou num aumento de registros de introdução de organismos invasores em regiões indenes, especialmente aqueles relacionados à introdução de pragas florestais. Essas pragas, além de serem veiculadas em materiais de propagação (sementes, mudas, estacas, etc.), em madeiras em toras e serradas, são transportadas, principalmente, em madeiras de embalagem e de suporte de mercadorias, usadas na acomodação de cargas em diferentes meios de transporte. Normalmente, são madeiras de baixa qualidade e devido ao grande volume, são difíceis de serem inspecionadas pelos serviços quarentenários. Neste artigo, realizou-se uma análise das pragas florestais introduzidas em diferentes continentes, principalmente nos últimos anos, e foram listadas, através de análise de riscos de pragas, várias espécies que são potencialmente quarentenárias para o país, assim como medidas a serem adotadas para mitigar os riscos, tanto de introdução como de estabelecimento destas pragas.
Thesagro: Praga de planta
Setor florestal
Praga Exótica.
Year: 2008-07-29
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BPD22.pdf314,6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace