Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/305048
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2007
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: MAZZA, M. C. M.
MAZZA, C. A. da S.
SANTOS, J. E. dos
MATTOS, P. P. de
RACHWAL, M. F. G.
OLINISKY, I. A.
Additional Information: Maria Cristina Medeiros Mazza, Embrapa Florestas; Carlos Alberto da Silva Mazza, Embrapa Florestas; José Eduardo dos Santos, UFSCar; Marcos Fernando Gluck Rachwal, Embrapa Florestas; Irineu Antonio Olinisky, Embrapa Florestas.
Title: Estrutura de tamanhos de uma população natural de Maytenus ilicifolia (espinheira-santa) na Floresta Nacional de Irati, Paraná.
Publisher: Colombo: Embrapa Florestas, 2007.
Series/Report no.: (Embrapa Florestas. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 36)
Language: pt_BR
Notes: 1 CD-ROM
Keywords: População natural.
Description: Os produtos florestais não-madeiráveis (PFNM) são essenciais para a subsistência de algumas comunidades rurais de agricultores familiares e de povos tradicionais. Pesquisas têm evidenciado mais de 200 espécies nativas da Floresta de Araucária como uma opção importante para uso local. O conhecimento da distribuição natural, abundância, estrutura e dinâmica das populações naturais são essenciais para se avaliar a sustentabilidade na extração de PFNM. Neste contexto, este estudo avaliou a estrutura de tamanho de Maytenus ilicifolia, em três anos, em uma população natural localizada na Floresta Nacional de Irati. Foram definidas 11 classes, com intervalos de 0,50 m de altura e 0,50 cm de diâmetro à altura do solo (DAS). A estrutura de tamanho assumiu o tipo J-invertido, contendo representantes em todas as classes, mostrando-se estável nos três anos avaliados. Os resultados mostraram que a população de M. ilicifolia avaliada na Flona de Irati apresenta um padrão típico de população natural não manejada, com distribuição estável, mostrando-se adequada para ser utilizada como base em estudos comparativos, no monitoramento de outras populações localizadas no entorno da Unidade de Conservação, que estejam submetidas a diferentes intensidades de coleta de frutos, sementes e folhas.
Thesagro: Espécie nativa
Manejo
Planta medicinal
Espinheira santa
NAL Thesaurus: Maytenus ilicifolia.
Data Documento: 2008-03-19
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BPD36CD.pdf174,81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace