Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/286202
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Documentos (INFOTECA-E)
Date Issued: 2005
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: BELLOTE, A. F. J.
TOMAZELLO FILHO, M.
DEDECEK, R. A.
Title: Influência dos nutrientes minerais e do solo sobre a produtividade, a estrutura anatômica e a densidade da madeira de Pinus taeda.
Publisher: Colombo: Embrapa Florestas, 2005.
Series/Report no.: (Embrapa Florestas. Documentos, 121).
Language: pt_BR
Keywords: Nutrição florestal
Espécie exótica.
Description: As atividades de reflorestamento com espécies do gênero Pinus, no País, foram intensificadas a partir da segunda metade da década de 60 após a promulgação da lei dos incentivos fiscais. Extensas áreas foram ocupadas, constituindo hoje base de importantes atividades industriais como produção de celulose e papel, embalagens, aglomerados, mobiliário, compensados, chapas, dentre outras. Evidentemente que uma área de tal dimensão engloba uma variação muito grande de solos e climas, trazendo como conseqüência acentuadas diferenças de produtividade. Um dos problemas enfrentados atualmente pela pesquisa é a falta de informações multidisciplinares de pesquisa, onde se associam diferentes áreas do conhecimento para interpretações de produtividade tanto quantitativas quanto qualitativas. Esse trabalho, desenvolvido em parceria entre a Embrapa Florestas e o Laboratório de Anéis de Crescimento do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP, envolve conhecimentos nas áreas de Solos, Nutrição Florestal e Tecnologia da Madeira. Essa interação de áreas, denominada de Dendronutrição, permite entender estas relações e com isso identificar, para cada ano do crescimento das árvores, os fatores de solo e de nutrição que estão diretamente relacionados com a produção qualitativa e quantitativa de madeira. Os resultados gerados neste trabalho permitem entender essas relações, identificar esses fatores e, com isso, selecionar sítios de acordo com o tipo de madeira que se propõe a produzir, corrigindo algumas propriedades físicas e químicas do solo, que se mostrem inadequados, para as árvores, e que possam ser alteradas através de práticas silviculturais adequadas.
Thesagro: Energia
Madeira
Pinus Taeda
Produtividade
Qualidade.
NAL Thesaurus: Pinus.
Data Documento: 2006-09-15
ISSN: 1679-2599
Appears in Collections:Série Documentos (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
doc121.pdf2,15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace