Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/213720
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Arroz e Feijão - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2004
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: PRABHU, A. S.
FILIPPI, M. C.
FARIA, J. C. de
ARAÚJO, L. G. de
Additional Information: ANNE SITARAMA PRABHU, CNPAF; MARTA CRISTINA CORSI DE FILIPPI, CNPAF; JOSIAS CORREA DE FARIA, CNPAF; LEILA GARCES DE ARAUJO, UFG.
Title: Caracterização fenotípica e genética da virulência de Pyricularia grisea em cultivares de arroz irrigado no Estado do Tocantins.
Publisher: Santo Antônio de Goiás: Embrapa Arroz e Feijão, 2004.
Pages: 32 p.
Series/Report no.: (Embrapa Arroz e Feijão. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 11).
Language: pt_BR
Keywords: Análise de rep-PCR
Patótipo.
Description: A brusone é um dos fatores limitantes da produção do arroz de várzea no Estado do Tocantins. Foram determinadas as diversidades fenotípica e genética em populações de Pyricularia grisea, coletadas em quatro lavouras da cultivar Metica-1 e nove lavouras das cultivares Epagri 108 e Epagri 109, sob condições de epidemia de brusone nas folhas. Foi analisado o padrão de virulência dos isolados através de inoculações artificiais em 32 genótipos incluindo as diferenciadoras internacionais, em casa de vegetação. A análise molecular dos isolados foi realizada utilizando rep-PCR para amplificação das seqüências entre os elementos repetitivos Pot2. Nas lavouras de Metica-1, dentro da população composta por 80 isolados, foram identificados dois grupos, considerando 80% de similaridade em virulência, independentemente do local onde foram coletados. Oitenta por cento dos isolados pertencem ao patótipo ID-14, indicando alta especificidade da cultivar e Dois grupos distintos de bandas polimórficas foram identificados entre os 53 isolados, coletados em nove lavouras comerciais de Epagri 108 e Epagri 109. O dendrograma analisando os dados de virulência fenotípica permitiu distinguir apenas um grupo, considerando o nível de similaridade de 77%. O patótipo predominante IB-45 foi representado por 47 dos 53 isolados, correspondendo a 88,7%. Foram identificados quatro patótipos (IB-1, IB-9, IB-13 e IB-41) entre os isolados coletados nessas duas cultivares. Não houve relação entre o agrupamento genético e os patótipos identificados. A epidemia da brusone nas cultivares Epagri 108 e Epagri 109 um ano após o lançamento pode ser atribuída ao surgimento do patótipo IB-45, ou à sua preexistência em baixa freqüência, seguido de um rápido aumento no campo. Os resultados ainda demonstraram que os isolados de P. grisea, provenientes de lavouras comerciais de arroz das cultivares Metica-1, Epagri 108 e Epagri 109 apresentaram estreita diversidade fenotípica e genética.
Thesagro: Arroz
Brusone
Marcador Molecular
Oryza Sativa.
NAL Thesaurus: Magnaporthe grisea.
Data Created: 2005-10-10
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPAF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bolpesq11.pdf145,61 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace