Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/212595
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Arroz e Feijão - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2003
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: BALBINO, L. C.
BROSSARD, M.
STONE, L. F.
BRUAND, A.
LEPRUN, J.-C.
Additional Information: LUIZ CARLOS BALBINO, CNPAF; MICHEL BROSSARD; LUIS FERNANDO STONE, CNPAF; ARY BRUAND; JEAN-CLAUDE LEPRUN.
Title: Estrutura e propriedades hidráulicas em latossolos sob cultivo na região do Cerrado.
Publisher: Santo Antônio de Goiás: Embrapa Arroz e Feijão, 2003.
Pages: 43 p.
Series/Report no.: (Embrapa Arroz e Feijão. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 8).
Language: pt_BR
Keywords: Massa volumétrica
Estabilidade estrutural
Penetração
Retenção.
Description: Na região do Cerrado, o potencial produtivo dos solos apresenta-se cada vez mais degradado devido à utilização de sistemas agrícolas extrativistas. Neste contexto, os Latossolos, que cobrem cerca de 50% da superfície do Cerrado, constituem um modelo bastante sensível. Suas propriedades químicas e físicas podem ser rapidamente transformadas pela utilização de práticas agrícolas inadequadas. As alterações na fertilidade química devido à utilização agrícola do solo são conhecidas, mas o mesmo não ocorre no que se concerne à fertilidade física. Na realidade, uma análise detalhada da literatura mostra que a diminuição da fertilidade global após a utilização do solo é atualmente perceptível na maioria dos agroecossistemas, mas a evolução das propriedades físicas é menos evidente. Os estudos revelam que a utilização do solo é acompanhada de uma importante e rápida evolução da sua porosidade em superfície, que se traduz freqüentemente por um aumento da massa volumétrica do solo, a qual sob vegetação natural apresenta valores baixos, particularmente nos Latossolos argilosos. Observa-se, também, diminuição da estabilidade estrutural, aumento do teor de argila dispersa em água, aumento da resistência à penetração e diminuição da condutividade hidráulica.
Thesagro: Água
Condutividade Hidráulica
Cerrado
Erosão
Resistência
Solo.
Data Documento: 2004-10-18
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPAF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bolpesq8.pdf1,24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace