Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/187233
Título: Avaliação para resistência a mancha preta e ferrugem em híbridos entre o amendoim e espécies silvestres de Arachis.
Autoria: FÁVERO, A. P.
GUIMARÃES, P. M.
BERTIOLI, D. J.
BERTIOLI, S. C. L.
Ano de publicação: 2005
Referência: Brasília: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2005.
Páginas: 15p.
Conteúdo: O amendoim é uma das leguminosas de maior importância ao nível mundial. No Brasil, as doenças foliares são uma das maiores causadoras de prejuízos nesta cultura. Espécies silvestres têm alta resistência a doenças do amendoim. Para encontrar locos associados a genes de resistência e transferilos ao amendoim cultivado, foi realizado cruzamento entre duas espécies silvestres: A. ipaënsis e A. duranensis. O híbrido foi tetraploidizado e cruzado com A. hypogaea cv. IAC-Runner e gerada uma população F2 segregante que foi avaliada para resistência a mancha preta e a ferrugem. Foi feito uma avaliação fitopatológica com a família completa (genitores, progenitores, testemunha A. hypogaea cv. IAC-Tatu-ST, um indivíduo F1 e 143 indivíduos F2 para ferrugem e 153 para mancha preta). Todos os indivíduos segregantes foram mais resistentes do que o parental cultivado. Uma vez concluído o mapa genético, espera-se encontrar marcadores associados aos locos de resistências para sua utilização em melhoramento com seleção assistida por marcadores.
NAL Thesaurus: Arachis
Palavras-chave: Mancha preta - resistência
Ferrugem - resistência
Amendoim - híbridos
Amendoim - espécies silvestres
Série: (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 96)
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CENARGEN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bp096.pdf929,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace