Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/187219
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia - Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Date Issued: 2006
Type of Material: Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Authors: LIMA, L. H. C.
QUEIROZ, P. R.
OLIVEIRA, M. R. V. de
Title: Caracterização por meio de RAPD de Helicoverpa armigera (HUBNER) (Lepidoptera, Noctuidae), proveniente de Burkina Faso.
Publisher: Brasília: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2006.
Pages: 37p.
Series/Report no.: (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Comunicado Técnico, 143).
Language: pt_BR
Keywords: RAPD
Identificação molecular.
Description: Insetos-pragas pertencentes à Ordem Lepidoptera são em muitos casos destrutivos, cosmopolitas e polífagos. A identificação e diagnose correta de espécies dessa ordem são essenciais na elaboração de políticas públicas de sanidade vegetal. Helicoverpa armigera é uma das principais pragas polífagas das culturas agrícolas do mundo todo. Insetos provenientes de Burkina Faso, coletados em diferentes regiões e plantas hospedeiras foram caracterizados por meio de RAPD, no Laboratório de Biologia Molecular, da Estação Quarentenária de Germoplasma Vegetal - EQGV, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Por se tratar de uma praga quarentenária para o Brasil, a manipulação das larvas para extração de DNA ocorreu em ambiente seguro já que a EQGV é uma estação quarentenária de nível 1. Os resultados preliminares obtidos com as análises de variância molecular (AMOVA) revelaram que a elevada fonte de variação genética foi o resultado da variabilidade dentro de cada população. As causas que levaram a essa variabilidade precisaram ser mais bem avaliadas nos países onde a praga ocorre.
NAL Thesaurus: Burkina Faso
Helicoverpa armigera.
Data Documento: 2006-07-10
Appears in Collections:Comunicado Técnico (CENARGEN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cot143.pdf518,1 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace