Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/185883
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2005
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: MARTINS, E. S.
AGUIAR, R. W. de S.
MARTINS, N. F.
BATISTA, A. C.
MELATTI, V.
RIBEIRO, B. M.
MONNERAT, R. G.
Title: Estudo da atividade da proteína Cry1Ia expressa em células de inseto promissora para o controle do bicudo do algodoeiro (Anthonomus grandis Boheman) e da lagarta do cartucho-do-milho (Spodoptera frugiperda).
Publisher: Brasília: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2005.
Pages: 29 p.
Series/Report no.: (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 92).
Language: pt_BR
Keywords: Isolamento e caracterização
Gene da estirpe S1451
Transgênico.
Description: O algodão é uma das mais importantes culturas em nível mundial, e hospedeiro de um grande número de pragas, como Spodoptera frugiperda e Anthonomus grandis. Uma alternativa para o controle desses insetos é a construção de cultivares de algodão transgênicos, contendo gene(s) de resistência a esses insetos. Bacillus thuringiensis é uma bactéria que produz toxinas entomopatogênicas que são amplamente usadas como agentes de controle biológico e como fonte de genes para construção de plantas transgênicas resistentes a insetos. O objetivo deste trabalho foi o isolamento e a caracterização de um gene da estirpe S1451 de B. thuringiensis tóxica a esses insetos. O gene cry1Ia da estirpe S1451 foi amplificado por PCR usando oligonucleotídeos específicos, seqüenciado, clonado no vetor de transferência pSynXIVX3+ e usado para construção de um baculovírus recombinante. A proteína Cry1Ia foi expressa em células de inseto infectadas com o vírus recombinante, produzindo grandes inclusões protéicas no citoplasma celular. Bioensaios usando a proteína recombinante mostraram alta toxicidade a larvas de S. frugiperda e A. grandis. Modelagem molecular usando a seqüência da proteína traduzida a partir da seqüência gênica obtida mostrou que essa proteína possivelmente possui uma estrutura semelhante à proteína Cry3A. Estudos histopatológicos em células do intestino médio de A. grandis mostraram o efeito citotóxico dessa proteína nas mesmas. Dessa forma, acreditamos que este gene poderá vir a ser usado para a construção de plantas transgênicas com resistência a essas importantes pragas do algodão.
Thesagro: Algodão
Bactéria
Anthonomus Grandis
Bacillus Thuringiensis
Inseto
Praga
Spodoptera Frugiperda.
Data Documento: 2006-09-18
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CENARGEN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bp092.pdf1,2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace