Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/157856
Título: Potencial das fruteiras nativas para a inclusão social e a sustentabilidade do agronegócio irrigado no Semi-Árido brasileiro.
Autoria: SANTOS, C. A. F.
ARAUJO, F. P. de
CAVALCANTI, N. de B.
ANJOS, J. B. dos
FILHO, J. M. P. L.
OLIVEIRA, V. R. de
KIILL, L. H. P.
MELO, N. F. de
Afiliação: CARLOS ANTONIO FERNANDES SANTOS, CPATSA
FRANCISCO PINHEIRO DE ARAUJO, CPATSA
NILTON DE BRITO CAVALCANTI, CPATSA
JOSE BARBOSA DOS ANJOS, CPATSA
JOSE MOACIR PINHEIRO LIMA FILHO, CPATSA
VISELDO RIBEIRO DE OLIVEIRA, CPATSA
LUCIA HELENA PIEDADE KIILL, CPATSA
NATONIEL FRANKLIN DE MELO, CPATSA.
Ano de publicação: 2005
Referência: In: ROMÃO, R. L.; RAMOS, S. R. R. (Ed.). Recursos genéticos vegetais no Estado da Bahia. Feira de Santana: UEFS, 2005.
Páginas: p. 33-47.
Conteúdo: A Caatinga, constituída por uma mata seca, caducifólia e espinhosa, é a vegetação que cobre a maior parte do Semi-Árido brasileiro-SAB. Em trabalhos qualitativos e quantitativos sobre a flora e a vegetação do bioma Caatinga, foram registradas cerca de 932 espécies arbóreas e arbustivas, sendo 380 endêmicas. O SAB é formado por, aproximadamente, 1 milhão de Km², abrigando em torno de 24 milhões de pessoas, caracterizando-se como o mais populoso Semi-Árido do mundo. Poucos têm sido os trabalhos referentes à coleta, utilização, caracterização, estudos filogenéticos e genéticos, aproveitamento de derivados e pré-melhoramento das espécies endêmicas ou de ocorrência espontânea na região. A equipe multidisciplinar de pesquisa da Embrapa Semi-Árido tem focado as suas atividades em cinco eixos prioritários: 1. Expedições para coleta de germoplasma, pré-melhoramento e manejo para o estabelecimento de áreas, visando à exploração agronômica de algumas espécies. O destaque tem sido para a espécie Spondias tuberosa Arruda - Anacardiaceae (umbuzeiro), para a qual os trabalhos sistemáticos têm resultado no estabelecimento da coleção de germoplasma, formada por 74 acessos. Ação semelhante tem sido implementada com o maracujá-do-mato (Passiflora cincinata Mast. - Passifloraceae) mais recentemente; 2. Exploração de uma espécie como porta-enxerto de outra espécie do mesmo gênero, visando ao cultivo de espécies que não apresentam xerofitismo, bem como para possibilitar o cultivo em áreas com problemas fitopatológicos endêmicos. Os trabalhos dos ítens 1 e 2 podem resultar no estabelecimento de uma fruticultura de sequeiro competitiva e diversificada; 3. Estudos ecofisiológicos para facilitar o manejo agronômico e para ajudar a entender os mecanismos envolvidos no xerofitismo, com uma perspectiva maior de identificar os "major" genes e introduzi-los em indivíduos de outros gêneros ou famílias. É possível que a manipulação genética resulte na expansão do potencial dos atuais 1,8 milhão de hectares para algo em torno de 3,6 a 5,4 milhões de hectares; 4. Aproveitamento dos frutos de algumas espécies nativas para produção de doces, geléias, picles, compotas, entre outros derivados. Procedimentos para aproveitamento dos frutos do umbuzeiro e do maracujá-do-mato são uma realidade como alternativa de renda em algumas comunidades do Semi-Árido; 5. Estudos preliminares que ajudem a evitar o desaparecimento de algumas espécies ameaçadas de extinção. As espécies do bioma Caatinga por todo o seu potencial, deveriam ser mais estudadas, uma vez que podem ser a chave para o desenvolvimento sustentável e competitivo do Semi-Árido brasileiro num futuro não muito distante.
Thesagro: Caatinga
Vegetação Nativa
NAL Thesaurus: Vegetation types
Palavras-chave: Fruta nativa
Bioma caatinga
Recursos genéticos
Prospecção genética
Recursos naturais
Planta nativa
Tipo do Material: Parte de livro
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Capítulo em livro técnico (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PotencialdasFruteirasNativasparaaInclusaoSocialeaSustentabilidadedoAgronegocioIrrigadonoSemiAridoBrasileiro.pdf6,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace