Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1188680
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBASSINELLO, P. Z.
dc.contributor.authorCOSTA, J. G. da
dc.contributor.authorRAMOS, S. R. R.
dc.contributor.authorLIMA, I. T. DE
dc.contributor.authorMORAIS, M. M. S.
dc.contributor.authorFERREIRA, V. L. S. M.
dc.contributor.authorSILVA, R. R. B.
dc.date.accessioned2026-07-28T14:52:50Z-
dc.date.available2026-07-28T14:52:50Z-
dc.date.created2026-07-28
dc.date.issued2026
dc.identifier.citationMaceió, AL: Embrapa Alimentos e Territórios, 2026.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1188680-
dc.descriptionPor meio de três oficinas gastronômicas teórico-práticas, de caráter demonstrativo e participativo, foram apresentadas e degustadas várias receitas desenvolvidas à base de abóbora (variedades tradicionais ou crioulas de Cucurbita moschata) e inhame (espécies nativas de Dioscorea spp.), provenientes de cultivos da agricultura familiar no estado de Alagoas. Agricultores familiares, merendeiras e estudantes de três municípios alagoanos responderam a questionários aplicados para avaliar a percepção e o nível de aceitação das preparações gastronômicas elaboradas, a facilidade de preparo, a intenção de incorporá-las ao cotidiano alimentar e a diversificação na comercialização. Os resultados indicaram elevada aceitação das preparações, com destaque para receitas com aproveitamento integral dos frutos/tubérculos, como cascas e sementes de abóbora, além de massas e pães à base de inhame. Observou-se maior intenção de comercialização pelo público da região rural, especialmente no agreste, enquanto na região metropolitana valorizou-se o caráter didático das oficinas. As principais limitações foram associadas à falta de utensílios adequados para reprodução das receitas. Nas oficinas, evidenciou-se o potencial para promover segurança alimentar, valorizar a agricultura familiar e incentivar o uso integral e diversificado da abóbora crioula e do inhame. A alta aceitação das preparações e o interesse na adoção das receitas indicam viabilidade de aplicação, com as devidas adaptações. A estratégia contribui para reduzir desperdícios, agregar valor e fortalecer sistemas alimentares sustentáveis.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Alimentos e Territórios. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 1).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAproveitamento integral dos alimentos
dc.subjectAceitabilidade
dc.subjectSegurança alimentar e nutricional
dc.subjectAlimentos tradicionais
dc.subjectAbóbora crioula
dc.titleAvaliação da preferência e intenção de consumo/comercialização de preparações gastronômicas à base de abóbora crioula e inhame, cultivados no estado de Alagoas.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroAgricultura Familiar
dc.subject.thesagroInhame
dc.subject.thesagroAbóbora
dc.subject.thesagroCucúrbita Moschata
dc.subject.nalthesaurusDioscorea
dc.description.notesODS1, ODS 2, ODS 10, ODS 12.
riaa.ainfo.id1188680
riaa.ainfo.lastupdate2026-07-28
dc.contributor.institutionPRISCILA ZACZUK BASSINELLO, CNAT; JOAO GOMES DA COSTA, CNAT; SEMIRAMIS RABELO RAMALHO RAMOS, CNAT; INGRID TAVARES DE LIMA, INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS; MARIA MARGARIDA SANTANA MORAIS, INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS; VERA LÚCIA SANTANA MORAIS FERREIRA, INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS; RAMIRES RANGEL BRITO SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS.
Aparece nas coleções:Folder / Folheto / Cartilha (CNAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
AvaliacaoPreferenciaIntencao.pdf2,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace