Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1186397
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorHASENACK, H.
dc.contributor.authorWEBER, E. J.
dc.contributor.authorSARMENTO, E. C.
dc.date.accessioned2026-04-27T23:58:28Z-
dc.date.available2026-04-27T23:58:28Z-
dc.date.created2026-04-27
dc.date.issued2026
dc.identifier.citationIn: TONIETTO, J.; FALCADE, I (ed.). Campanha Gaúcha: Indicação Geográfica de Vinhos. Brasília, DF: Embrapa, 2026. Cap. 07, p. 143.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1186397-
dc.descriptionAs formações campestres dominam a paisagem da região da Indicação de Procedência (IP) Campanha Gaúcha desde, pelo menos, 42.000 anos antes do presente, mas no final do Pleistoceno, há cerca de 11.500 anos, houve um aumento da umidade e da temperatura que favoreceu a expansão da vegetação arbórea (Behling et al., 2005). Na paisagem atual, ela ocorre na forma de matas de galeria e em áreas de relevo mais ondulado nas encostas menos ensolaradas voltadas para o sul. Os humanos alcançaram a região há cerca de 7.000 anos, mas o uso começou a se intensificar com a chegada dos europeus, no final do século XVII. Eles introduziram o gado bovino nos campos nativos das Missões, no nordeste da Campanha, e depois a criação se expandiu por toda a região, para produção de couro e charque (Pébayle, 1971a). No final desse mesmo século, os açorianos introduziram o cultivo do arroz no litoral gaúcho, que posteriormente avançou para as várzeas úmidas ao longo dos principais rios da Depressão Central e da Campanha Gaúcha (Pébayle, 1971b). No século XX, a pecuária de corte e o arroz tornaram-se os principais produtos do setor primário na região. Com avanços tecnológicos a partir da década de 1960, a soja também passou a ser cultivada na Campanha, inicialmente sobre solos bem drenados e, a partir de 2010, em áreas de cultivo do arroz (ver mais sobre o contexto nos Capítulos 2 e 15).
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectFormações campestres
dc.subjectIndicação de Procedência (IP)
dc.subjectCampanha Gaúcha
dc.subjectPleistoceno
dc.subjectVegetação arbórea
dc.titleCobertura vegetal e uso do solo.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroCobertura Vegetal
riaa.ainfo.id1186397
riaa.ainfo.lastupdate2026-04-27
dc.contributor.institutionHEINRICH HASENACK, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; ELISEU JOSÉ WEBER, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; ELIANA CASCO SARMENTO.
Aparece nas coleções:Capítulo em livro técnico (CNPUV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Cap07-IGCampanha-HasenackEtal.pdf343,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace