Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1184494
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorDEL PELOSO, M. J.
dc.contributor.authorACEVEDO-BARONA, M. A.
dc.contributor.authorCABRAL, B.
dc.contributor.authorSILVA JUNIOR, V. da
dc.contributor.authorNASCIMENTO-JÚNIOR, I. do
dc.contributor.authorPEREIRA, H. S.
dc.contributor.authorMELO, L. C.
dc.date.accessioned2026-02-20T05:56:09Z-
dc.date.available2026-02-20T05:56:09Z-
dc.date.created2026-02-19
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationSanto Antônio de Goiás: Embrapa Arroz e Feijão, 2025.
dc.identifier.issn1678-9601
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1184494-
dc.descriptionO feijão-comum (Phaseolus vulgaris L.) é um alimento básico na dieta brasileira devido ao seu elevado teor de proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais (ferro e zinco), fibras e compostos fenólicos antioxidantes. Este estudo teve como objetivo comparar 12 cultivares de feijão dos tipos comerciais carioca, preto e especial no Cerrado goiano, avaliando seus componentes primários de produção e produtividade de grãos. Os experimentos foram conduzidos nos municípios de Anápolis, Rio Verde, Araçu e Porangatu, em diferentes épocas, utilizando delineamento experimental em blocos casualizados, com quatro repetições. As variáveis analisadas incluíram número de vagens por planta, número de grãos por vagem, massa de 100 grãos e produtividade de grãos. Foram realizadas análises de variância individuais e conjuntas, seguidas por testes de agrupamento de médias, análises de correlação fenotípica, análises multivariadas, usando o agrupamento Unweighted Pair Group Method with Arithmetic Mean (UPGMA) com base na distância euclidiana média, componentes principais e agrupamento de Ward, para avaliar a associação entre variáveis por localidade. A interação significativa de cultivares x localidades influenciou o desempenho das cultivares e as associações entre os componentes de produtividade. A produtividade apresentou correlação linear, positiva e significativa com o número de vagens por planta e com o número de grãos por vagem, enquanto a associação entre vagens por planta e número de grãos por vagem foi negativa em relação à massa de 100 grãos. A análise de agrupamento destacou dois grupos divergentes, separando os feijões do tipo comercial especial dos tipos preto e carioca. No Cerrado goiano, as cultivares BRS FC409, BRS FC406, BRS Esteio, BRS FP403 dos grupos comercias carioca e preto, e BRS FS308 e BRS FS305 do grupo comercial especial apresentaram os melhores desempenho e foram recomendadas para pequenos agricultores do estado de Goiás.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Arroz e Feijão. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 69)
dc.rightsopenAccess
dc.titleProdutividade de grãos de cultivares de feijão-comum de diferentes grupos comerciais no Cerrado goiano.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroPhaseolus Vulgaris
dc.subject.thesagroFeijão
dc.subject.thesagroProdutividade
dc.subject.thesagroAnálise Comparativa
dc.subject.nalthesaurusBeans
dc.subject.nalthesaurusPrimary productivity
dc.subject.nalthesaurusPhenotypic correlation
dc.description.notesODS 2.
dc.format.extent211 p.
riaa.ainfo.id1184494
riaa.ainfo.lastupdate2026-02-19
dc.contributor.institutionMARIA JOSE DEL PELOSO, CNPAF; MARCO ANTONIO ACEVEDO-BARONA, EMATER; BRUNA CABRAL, EMATER; VILMAR DA SILVA JUNIOR, FAPED; IVANILDO DO NASCIMENTO-JÚNIOR, IFMT; HELTON SANTOS PEREIRA, CNPAF; LEONARDO CUNHA MELO, CNPAF.
Aparece en las colecciones:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPAF)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
Bol-Pesq-69.pdf668,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace