Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1183034
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Y. M. M. de
dc.date.accessioned2025-12-19T14:58:07Z-
dc.date.available2025-12-19T14:58:07Z-
dc.date.created2025-12-18
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationIn: REIS, C. A. F.; RASCHE, F. (ed.). Memórias do 1º Painel de Mulheres Florestais. Brasília, DF: Embrapa, 2025. cap. 6, p. 51-60.
dc.identifier.isbn978-65-5467-140-8
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1183034-
dc.descriptionA busca da mulher por espaços na sociedade deve ser compreendida como um processo histórico e evolutivo, mas que também envolve aspectos regionais e é dependente de restrições relacionadas à religião, aos sistemas de crenças dominantes e ao arcabouço de poder. Assim foi desde a “época das cavernas”, passando pelos registros mencionados em textos religiosos, como as diferentes versões da Bíblia Sagrada. Deve-se considerar os contextos e ensinamentos filosóficos e religiosos, como os mencionados por Zaratustra, Aristóteles, Sófocles, Lutero, entre outros. Mesmo na legislação da época, entretanto, há o viés conveniente. Como exemplo, é citado que, pela constituição inglesa antiga e pelos códigos de conduta franceses, a ênfase era: “a mulher é inferior ao homem e a ele deve subordinação”. Com relação aos direitos humanos e à liberdade de expressão, uma das grandes questões é: geografia é destino? Napoleão já dizia: “Se você muda sua geografia, você muda seu destino”. Assim, os avanços em direção de maior isonomia entre gêneros serão diferenciados, dependendo do posicionamento geográfico da população, em qualquer região do planeta. Isso vale para qualquer atividade, desde o direito ao trabalho e à remuneração ou à simples possibilidade de possuir e dirigir um automóvel, por exemplo. Tal realidade é enfrentada até os dias de hoje, em determinadas sociedades. Como reflexão, com relação às diferenças evolutivas regionais, pode-se considerar que o panorama e os desafios são e sempre serão maiores para algumas mulheres do que para outras, a depender de contingências externas.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleA mulher na Engenharia Florestal.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroMulher Rural
dc.subject.thesagroPapel da mulher
dc.subject.thesagroEngenharia Florestal
dc.subject.thesagroIgualdade de Genero
dc.description.notesSelo ODS 5.
riaa.ainfo.id1183034
riaa.ainfo.lastupdate2025-12-19
dc.contributor.institutionYEDA MARIA MALHEIROS DE OLIVEIRA, CNPF.
Aparece nas coleções:Capítulo em livro técnico (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EmbrapaFlorestas2025Memorias1PainelMulheresFlorestaisCap6.pdf1,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace