Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1182599
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMALAGUTTI, A. M.
dc.contributor.authorTONATO, F.
dc.contributor.authorPEDREIRA, C. G. S.
dc.date.accessioned2025-12-10T12:50:31Z-
dc.date.available2025-12-10T12:50:31Z-
dc.date.created2025-12-10
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationSão Carlos, SP: Embrapa Pecuária Sudeste, 2025.
dc.identifier.issn1981-2086
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1182599-
dc.descriptionResumo: Os capins Tifton 85 (Cynodon spp.) e Jiggs [Cynodon dactylon (L.) Pers.] apresentam grande produtividade de forragem e bom valor nutritivo, características desejáveis para uso em vários sistemas de produção animal. Assim como a maioria dos capins comerciais do gênero Cynodon, o Tifton 85 é um híbrido e não produz sementes viáveis. O capim Jiggs produz sementes, mas em quantidade pequena e muito variável, condição que dificulta a viabilidade da produção comercial. Além disso, a variabilidade genética nas sementes pode ser alta, com risco de desuniformidade nos pastos implantados por sementes. Dessa forma, a propagação dos capins é feita por via vegetativa, utilizando comumente dois tipos diferentes de propágulos, mudas ou estacas. A fase de estabelecimento dos capins é crítica e apresenta um risco considerável de insucesso. Essa fase inicia-se com o plantio dos propágulos (mudas ou estacas) e estende-se até o momento em que a superfície do solo é coberta pela planta de interesse. Se não forem adotadas algumas práticas, como preparo adequado do solo, utilização de propágulos sadios, controle de plantas indesejáveis e correção dos níveis de fertilidade do solo de forma adequada às exigências da cultivar, podem ocorrer baixa densidade inicial de plantas de interesse e compactação do solo, condições relacionadas às pastagens pouco produtivas. Além disso, a propagação vegetativa desses capins requer técnicas específicas para o estabelecimento, muitas das quais são bem diferentes daquelas utilizadas comumente na propagação por sementes. O objetivo das recomendações técnicas detalhadas nesta circular é auxiliar os técnicos da extensão rural e os produtores rurais a reduzirem o risco de insucesso no estabelecimento de pastos de Tifton 85 e Jiggs nas situações em que esses capins forem indicados. Reunir o conhecimento disponível na literatura científica nacional e internacional e disponibilizá-lo em uma única publicação com linguagem mais acessível permite que pequenos produtores e agricultores familiares estabeleçam pastagens mais produtivas. As informações podem servir como base para o estabelecimento de outras cultivares e variedades de capins do gênero Cynodon. Ao disponibilizar conhecimento técnico aos agricultores, a publicação oferece uma oportunidade real de aumentar a eficiência de suas atividades pecuárias.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Pecuária Sudeste. Circular Técnica, 88).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectTifton 85
dc.subjectCapim jiggs
dc.subjectODS 2
dc.subjectSelo ODS 2
dc.titleGuia prático para o estabelecimento de pastos dos capins Tifton 85 e Jiggs.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroCapim
dc.subject.thesagroCynodon Dactylon
dc.subject.nalthesaurusCynodon
dc.description.notesODS 2.
dc.format.extent213 p.
riaa.ainfo.id1182599
riaa.ainfo.lastupdate2025-12-10
dc.contributor.institutionADILSON MARCIO MALAGUTTI, CPPSE; FELIPE TONATO, CPPSE; CARLOS GUILHERME SILVEIRA PEDREIRA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.
Aparece nas coleções:Circular Técnica (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025-cppse-cir-tec-88-amm-guia-pratico-estabelecimento-pasto-capins-tifton-85-jiggs.pdf4,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace