Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1182341
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLIMA, R. M. B. de
dc.contributor.authorSOUZA, J. P. de
dc.date.accessioned2025-12-05T14:50:35Z-
dc.date.available2025-12-05T14:50:35Z-
dc.date.created2025-12-05
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationColombo: Embrapa Florestas, 2025.
dc.identifier.issn1517-5030; 1980-3982
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1182341-
dc.descriptionEste estudo propõe um modelo de arranjo espacial de espécies para a otimização do crescimento e da interação entre elas, que se mostra uma alternativa promissora para iniciativas de recuperação de áreas degradadas na região Amazônica. O modelo considera espécies de múltiplos interesses (econômico, social e ecológico), com altas taxas de sobrevivência de plantas, rápido crescimento e boas características silviculturais. O desbaste, realizado aos 44 meses (terceiro ano) nas árvores de taxi-branco, resultou na produção de 5,99 m estéreos de lenha, evidenciando o retorno prático inicial do manejo silvicultural, combinando interesses econômicos (T. vulgaris para energia) e ecológicos (fixação de N2 por Fabaceae) Dessa forma, o plantio misto composto por tachi-branco (T. vulgaris), castanheira (B. excelsa) e mogno (S. macrophylla) poderá contribuir para a reinserção dessas áreas no processo produtivo, gerando benefícios econômicos e sociais. Adicionalmente, o sistema favorece a melhoria das propriedades do solo e reduz a pressão sobre a exploração dessas espécies em ambientes naturais. Como continuidade deste estudo, propõe-se a instalação de ensaios em áreas com, no mínimo, 1 ha, de modo a permitir estudos detalhados de manejo das espécies, abrangendo todos os ciclos de desbaste e avaliações econômicas, tecnológicas e silviculturais. Essa publicação apresenta aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente aos ODS 2, 7, 12 e 15 por apresentar alternativas para uso e gestão sustentável de espécies florestais da Amazônia em plantios para diversos fins, como energético, produção de alimentos e madeira.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Florestas. Comunicado técnico, 519).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectTachigali vulgaris
dc.subjectCastanheira-da-amazônia
dc.subjectCampo Experimental do Caldeirão
dc.titleCrescimento e produtividade de madeira para energia de taxi-branco (Tachigali vulgaris) em consórcio com castanheira-da-amazônia (Bertholletia excelsa) e mogno (Swietenia macrophylla) na Amazônia Central.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroBertholletia Excelsa
dc.subject.thesagroSwietenia Macrophylla
dc.subject.thesagroMogno
dc.subject.thesagroTaxi Branco
dc.subject.thesagroManejo
dc.subject.thesagroSistema de Cultivo
dc.subject.thesagroSilvicultura
dc.subject.nalthesaurusForest management
dc.subject.nalthesaurusForestry
dc.subject.nalthesaurusGrowth models
dc.description.notesSelo ODS 2, 7, 12 e 15.
dc.format.extent211 p.
riaa.ainfo.id1182341
riaa.ainfo.lastupdate2025-12-05
dc.contributor.institutionROBERVAL MONTEIRO BEZERRA DE LIMA, CNPF; JESSICA PEREIRA DE SOUZA, INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA.
Aparece nas coleções:Comunicado Técnico (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EmbrapaFlorestas-2025-ComunicadoTecnico519.pdf3.44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace