Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1182333
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMAGALHAES, W. L. E.
dc.contributor.authorFUENTES, S. H.
dc.contributor.authorMOTTA, N. G.
dc.contributor.authorSEGATTO, C.
dc.contributor.authorSILVA, K. da
dc.date.accessioned2025-12-09T10:52:27Z-
dc.date.available2025-12-09T10:52:27Z-
dc.date.created2025-12-05
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationColombo: Embrapa Florestas, 2025.
dc.identifier.issn1517-5030; 1980-3982
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1182333-
dc.descriptionOs produtos em pó e granulado provenientes dos dregs após o processo de lavagem apresentam potencial para uso como corretivo alternativo de acidez do solo. O produto em pó reagiu mais rapidamente para a elevação do pH do solo, enquanto o produto granulado apresentou aumento mais gradual do pH, característica desejável para uso agrícola. Apesar da presença residual de sódio, os valores se mantiveram dentro dos limites aceitáveis conforme norma do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Logo, os produtos desenvolvidos à base de dregs tornam-se uma alternativa promissora ao calcário, agregando valor a um resíduo industrial e contribuindo para práticas mais sustentáveis na agricultura. Essa publicação apresenta aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente ao ODS 12, por apresentar uma tecnologia para o uso de resíduos da indústria de polpação de celulose e transformá-lo em fertilizantes.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Florestas. Comunicado técnico, 520).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectObjetivos de Desenvolvimento Sustentável
dc.subjectSustentabilidade
dc.titleProduto em pó e granulado à base de rejeitos da indústria de papel e celulose (dregs) para uso como corretivo de acidez do solo.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroFertilizante
dc.subject.thesagroResíduo Industrial
dc.subject.thesagroAcidez do Solo
dc.subject.thesagroPapel
dc.subject.thesagroCelulose
dc.subject.nalthesaurusFertilizers
dc.subject.nalthesaurusIndustrial wastes
dc.subject.nalthesaurusPaper
dc.subject.nalthesaurusCellulose
dc.subject.nalthesaurusAcid soils
dc.description.notesSelo ODS 12.
dc.format.extent210 p.
riaa.ainfo.id1182333
riaa.ainfo.lastupdate2025-12-09
dc.contributor.institutionWASHINGTON LUIZ ESTEVES MAGALHAES, CNPF; SILVIA HELENA FUENTES, BOLSISTA CNPQ; NAIANE GARCIA MOTTA, BOLSISTA CNPQ; CRISTIANE SEGATTO, BOLSISTA CNPQ; KRISLE DA SILVA, CNPF.
Aparece nas coleções:Comunicado Técnico (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EmbrapaFlorestas-2025-ComunicadoTecnico520.pdf3,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace