Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1181987
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPARRELLA, R. A. da C.
dc.contributor.authorPARRELLA, N. N. L. D.
dc.contributor.authorLEMOS, R. do C.
dc.contributor.authorLOURENÇO, M. A. S.
dc.contributor.authorANTUNES NETO, A.
dc.contributor.authorSIMEONE, M. L. F.
dc.date.accessioned2025-11-27T17:50:48Z-
dc.date.available2025-11-27T17:50:48Z-
dc.date.created2025-11-27
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationSete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2025.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1181987-
dc.descriptionO objetivo do trabalho foi validar a viabilidade de indução da esterilidade masculina em linhagens mantenedoras (B) e restauradoras (R) de sorgo granífero, forrageiro, sacarino e biomassa utilizando o agente químico trifluorometanossulfonamida (TFMSA) e, adicionalmente, obter híbridos F1 para desenvolver novas populações de melhoramento. O experimento foi conduzido na Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas, MG. Foram avaliadas dez linhagens férteis de sorgo, no delineamento experimental inteiramente casualizado, com seis repetições. Na Fase I do estudo, realizou-se a esterilização química das linhagens por meio de duas aplicações de TFMSA, seguida pela avaliação da fertilidade das panículas. Na Fase II, avaliou-se a produção de sementes das linhagens autofecundadas sem a aplicação do TFMSA e dos cruzamentos para a produção das F1s, com o uso das linhagens com esterilidade masculina induzida pelo TFMSA como genitores femininos. Foram avaliados os caracteres porcentagem de panículas estéreis (EST), número de sementes após a aplicação (NSPA), florescimento (FLO), número de dias da primeira (PAF) e segunda (SAF) aplicação até o florescimento, número de sementes (NS) e peso de cem sementes (PCS). O momento de aplicação foi decisivo para a eficiência da esterilização, com a aplicação do TFMSA sendo mais eficiente para induzir a esterilidade masculina completa quando realizada mais de 25 dias antes do florescimento. Foram obtidas 31 F1s diferentes, com alta produção de sementes, confirmando o potencial do TFMSA em ampliar a variabilidade genética nos programas de melhoramento de sorgo.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 272).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMacho-esterilidade temporal
dc.subjectAgente químico
dc.titleIndução da esterilidade masculina em linhagens mantenedoras (B) e restauradoras (R) de sorgo usando o gametocida trifluorometanossulfonamida (TFMSA).
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroSorghum Bicolor
dc.subject.thesagroMelhoramento Genético Vegetal
dc.subject.thesagroEsterilidade
dc.subject.thesagroLinhagem
dc.format.extent213 p.
riaa.ainfo.id1181987
riaa.ainfo.lastupdate2025-11-27
dc.contributor.institutionRAFAEL AUGUSTO DA COSTA PARRELLA, CNPMS; NÁDIA NARDELY LACERDA DURÃES PARRELLA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI; ROXANE DO CARMO LEMOS; MICHEL ANDERSON SILVA LOURENÇO; ANTONIO ANTUNES NETO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI; MARIA LUCIA FERREIRA SIMEONE, CNPMS.
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Inducao-da-esterilidade-masculina-em-linhagens.pdf2.82 MBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace