Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1181647
Título: Adubação mineral e orgânica no crescimento de oliveiras.
Autoria: BENATI, J. A.
NAVA, G.
Afiliação: JORGE ATÍLIO BENATI, FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA E DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO EDMUNDO GASTAL; GILBERTO NAVA, CPACT.
Ano de publicação: 2025
Referência: Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2025.
Páginas: 6 p.
Conteúdo: O nitrogênio é um dos nutrientes mais exigidos pela oliveira, participando ativamente da síntese de aminoácidos, proteínas e clorofi la, além de estar relacionado ao desenvolvimento de estruturas reprodutivas e ao acúmulo de óleo. A resposta das plantas ao nitrogênio varia signifi cativamente dependendo da forma de aplicação — mineral ou orgânica. O presente estudo teve por objetivo avaliar o efeito da adubação nitrogenada de fonte mineral e orgânica para o crescimento de plantas de oliveiras nas condições do sul do Rio Grande do Sul. No experimento com adubação mineral, os tratamentos consistiram em doses de 0, 20, 40, 60 e 80 kg de N por hectare. No estudo com adubação orgânica os tratamentos consistiram em cinco níveis de N: 0, 15, 30, 45 e 60 kg de N por hectare na forma de adubo orgânico (contendo 1,9% de N por quilograma). De setembro de 2018 até junho de 2021, foram avaliados os atributos de crescimento de plantas a cada 90 dias. A adubação nitrogenada, independentemente da forma, mostrou-se essencial durante a fase de crescimento. Contudo, os resultados indicam que as doses necessárias são relativamente baixas e menores que aquelas recomendadas para olivais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Thesagro: Olea Europaea
Adubação
Análise do Solo
Fruticultura
Palavras-chave: Oliveira
Olivais
Série: (Embrapa Clima Temperado. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 389).
ISSN: 1981-5980
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPACT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Boletim-389-Adubacao-mineral-e-organica-no-crescimento-de-Oliveiras.pdf2,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace