Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1181643
Título: Desempenho da queima-das-bainhas em lavoura de arroz irrigado por sulco adubada com diferentes doses e fontes de nitrogênio.
Autor: NUNES, C. D. M.
SCIVITTARO, W. B.
MAGALHAES JUNIOR, A. M. de
FAGUNDES, P. R. R.
KROLOW, H.
Afiliación: CLEY DONIZETI MARTINS NUNES, CPACT; WALKYRIA BUENO SCIVITTARO, CPACT; ARIANO MARTINS DE MAGALHAES JUNIOR, CPACT; PAULO RICARDO REIS FAGUNDES, CPACT; HENRIQUE KROLOW.
Año: 2025
Referencia: Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2025.
Páginas: 8 p.
Descripción: A doença queima-das-bainhas, causada pelo fungo Rhizoctonia solani, é conhecida mundialmente como a principal doença do colmo e da bainha da folha das plantas de arroz. No Rio Grande do Sul, os danos causados pela doença aumentaram com semeadura de cultivares com arquiteturas modernas, (porte semi-anãs, perfi lharadora, colmos e folhas eretas), de altas produtividades, ciclo precoce e adubadas com altas doses de nitrogenio, tornando-se a queima-das-bainhas é a mais importante depois da brusone. O objetivo deste estudo foi avaliar a evolução da queima-das-bainhas em lavoura de arroz adubada com duas doses de três fontes de nitrogênio, sendo uma de ureia e outras duas fontes de nitrogênio de efi ciência aumentada e liberação lenta (ureia revestida de enxofre) no sistema de irrigação por sulco. O experimento foi semeado com a cultivar BRS Pampa CL, em lavoura irrigado por sulco, que condiciona três ambientes de umidade do solo, sendo: porção superior (solo úmido); porção intermediária (solo saturado); e porção inferior (solo inundado), adubadas com três fontes, uma com ureia (F1) e outras duas com adubos de liberação lenta de nitrogênio, F2 e F3, em duas doses: recomendada (100 kg de N/ha) e 1,5 vez a dose recomendada. Os resultados evidenciam que a severidade da queima-das-bainhas na cultivar BRS Pampa CL foi signifi cativamente infl uenciada pela umidade do solo, tipo de adubo nitrogenado e dose aplicada. O solo inundado foi o ambiente mais favorável ao desenvolvimento da doença. A ureia (F1) induziu maior severidade, especialmente na dose 1,5 vez a recomendada. Já as fontes nitrogenadas enriquecidas (F2 e F3), particularmente F3, induziram menor severidade na doença, sendo mais indicadas para cultivos em áreas com maior risco de excesso de umidade. O manejo criterioso da fonte e da dose de nitrogênio, aliado ao controle da umidade, é essencial para minimizar perdas causadas pela queima-das-bainhas.
Thesagro: Arroz Irrigado
Rhizoctonia Solani
Irrigação
Doença
Nutrição Vegetal
Manejo
Citación: (Embrapa Clima Temperado. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 391).
ISSN: 1981-5980
Notas: ODS 2.
Tipo de Material: Folhetos
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPACT)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
Boletim-391-Desempenho-da-queima-das-bainhas-em-lavoura-de-arroz.pdf688.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace