Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1181223
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBRANCO, M. T. C.
dc.contributor.authorSCHUHLI, G. S. e
dc.contributor.authorMACHADO, A. M. B.
dc.date.accessioned2025-11-06T16:49:58Z-
dc.date.available2025-11-06T16:49:58Z-
dc.date.created2025-11-06
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationColombo: Embrapa Florestas, 2025.
dc.identifier.isbn978-65-5467-129-3
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1181223-
dc.descriptionEsta publicação apresenta um estudo que constitui o primeiro passo para um levantamento participativo da meliponicultura no município de Prudentópolis, Paraná. Isso é importante diante do fato de que a região compõe um mosaico de origens étnicas e de base agrícola composta de pequenas propriedades rurais familiares, onde se destacam a apicultura e a meliponicultura. A parceria da Embrapa Florestas com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) tem sido fundamental para o desenvolvimento da agricultura familiar, especialmente no que tange ao tema florestal. A breve caracterização da atividade e o resgate de dados constitui importante registro que contribuirá para a cadeia produtiva envolvendo abelhas e florestas. Projeta-se que, especialmente em relação às áreas de Reserva Legal e Área de Preservação Permanente, essa iniciativa seja de especial interesse conciliando o tema florestal com uma vertente de aproveitamento viável dessas áreas em cadeias produtivas florestais não madeireiras, com vistas à produção apícola e meliponícola. Espera-se que esse documento contribua com o desenvolvimento da região de Prudentópolis, PR, e que possa também servir de esteio para iniciativas semelhantes em outras perspectivas geográficas, impulsionando o desenvolvimento sustentável, conservando e, ao mesmo tempo, valorizando a biodiversidade brasileira em prol da agricultura familiar. Este estudo apresenta aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2023 das Nações Unidas (ONU), em especial dos ODS 2, 11, 12, 15 e 17, por direcionar ao uso e gestão sustentável dos recursos naturais. A meliponicultura aumenta a consciência da necessidade de práticas ambientalmente seguras ao mesmo tempo em que promove renda ao pequeno produtor e uma excelente alternativa de conservação pelo uso da biodiversidade brasileira. Especificamente no contexto deste trabalho vê-se a meliponicultura como objeto de associativismo de pequenos produtores rurais, demonstrando a importância das parcerias com entre diferentes atores dessa cadeia produtiva.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMeliponicultura
dc.subjectParaná
dc.subjectAbelhas-sem-ferrão
dc.titleSubsídios para levantamento participativo de necessidades de pesquisa com meliponicultores em uma região do Paraná.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroAgricultura Familiar
dc.subject.thesagroCadeia Produtiva
dc.subject.thesagroMel
dc.subject.nalthesaurusFamily farms
dc.subject.nalthesaurusHoney
dc.subject.nalthesaurusHoney and bee products
dc.description.notesSelo ODS 2, 11, 12, 15 e 17.
dc.format.extent237 p.
riaa.ainfo.id1181223
riaa.ainfo.lastupdate2025-11-06
dc.contributor.institutionMARIA TERESA CASTELO BRANCO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; GUILHERME SCHNELL E SCHUHLI, CNPF; ANTONIO MACIEL BOTELHO MACHADO, CNPF.
Appears in Collections:Folder / Folheto / Cartilha (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EmbrapaFlorestas-2025-LevantamentoParticipativoMeliponicultores.pdf5.77 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace