Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1180748
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMENDES, C. I. C.
dc.contributor.authorSOUZA, K. X. S. de
dc.contributor.authorBARBEDO, J. G. A.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, C. G. B. de
dc.date.accessioned2025-10-30T11:51:46Z-
dc.date.available2025-10-30T11:51:46Z-
dc.date.created2025-10-30
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationCampinas: Embrapa Agricultura Digital, 2025. 4 p.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1180748-
dc.descriptionHá uma tensão mundial contemporânea sobre o avanço colossal da inteligência artificial (IA) trazendo para o debate os desafios regulatórios para seu uso e desenvolvimento por países, governos e organizações, principalmente no que tange à transparência, ética algorítmica, propriedade intelectual e privacidade de dados pessoais. A abrangência das aplicações de IA é uma realidade em todos os setores econômicos e na agricultura digital não é diferente. Como exemplos, podemos citar a IA sendo utilizada para: a) capturar sinais neurais de especialistas, por meio de um capacete com eletrodos similar a um eletroencefalograma, que simula o funcionamento cerebral no momento em que o especialista visualiza imagens de plantas doentes; b) otimizar a aplicação de insumos, como água e fertilizantes; c) usar drones com câmeras multiespectrais e sistema de IA que coletam dados de doenças das plantas e os níveis de nutrientes do solo; d) desenvolver sistema de visão computacional e aprendizado de máquina que identifica sinais de pragas em lavouras. Entretanto, para além dos benefícios adjacentes, o uso intensivo vem acompanhado de questionamentos sobre qual é o regime regulatório para disciplinar o desenvolvimento ético de sistemas de IA cada vez mais em ascensão. Destarte, a relevância do tema justifica-se considerando que instituições de ciência e tecnologia (ICTs), como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que fomenta a agricultura baseada em ciência, precisam sincronizar o avanço tecnológico com a segurança jurídico-institucional. Nesse contexto, o presente folheto tem por objetivo discorrer, de forma não exaustiva, sobre os desafios advindos da regulamentação da IA para a agricultura digital. Para tanto, o documento está estruturado em quatro seções, incluindo esta introdução. A seguinte discorre sobre iniciativas de regulação da IA em países pioneiros. Na sequência, são evidenciadas tendências e riscos imanentes à temática. E, por último, seguem as considerações finais.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAgricultura digital
dc.subjectInteligência artificial
dc.titleAgricultura digital e inteligência artificial: regulação e desafios.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroLegislação
dc.subject.thesagroRegulamentação
riaa.ainfo.id1180748
riaa.ainfo.lastupdate2025-10-30
dc.contributor.institutionCASSIA ISABEL COSTA MENDES, CNPTIA; KLEBER XAVIER SAMPAIO DE SOUZA, CNPTIA; JAYME GARCIA ARNAL BARBEDO, CNPTIA; CRISTINA GODOY BERNARDO DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.
Aparece nas coleções:Folder / Folheto / Cartilha (CNPTIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FL-agricutura-digital-2025.pdf151,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace