Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1180408
Título: Barra proteica à base de coproduto da amêndoa de castanha-de-caju.
Autor: MOREIRA, J. D.
SILVA, M. de F. G. da
OLIVEIRA, A. A. P. DE
SOUZA, A. C. R. de
GARRUTI, D. dos S.
BRUNO, L. M.
DIONISIO, A. P.
Afiliación: JOSÉ DANRLEY MOREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; MARIA DE FÁTIMA GOMES DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; ANTONIO ALEF PEREIRA DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; ARTHUR CLAUDIO RODRIGUES DE SOUZA, CNPAT; DEBORAH DOS SANTOS GARRUTI, CNPAT; LAURA MARIA BRUNO, CNPAT; ANA PAULA DIONISIO, CNPAT.
Año: 2025
Referencia: Fortaleza: Embrapa Agroindústria Tropical, 2025.
Descripción: Neste trabalho, são descritas as diferentes etapas de obtenção de barra proteica à base de torta parcialmente desengordurada da amêndoa da cas tanha-de-caju, um coproduto da extração de óleo da amêndoa. O processo descrito pode ser utilizado como forma de agregação de valor às amêndoas quebradas e diversificação de produção. Para os consumidores, a disponibilização de barra proteica à base de amêndoa da castanha-de-caju no mercado representa maior diversidade de produtos práticos e de qualidade para consumo. O seu processamento de forma mecanizada gera em torno de 40% de amêndoas quebradas, com valor de mercado inferior ao das amêndoas inteiras. Uma das formas de valorizar esse subproduto é o desenvolvimento de novos produtos (Leal et al., 2023), contemplando o uso de práticas sustentáveis, como evitar a subutilização da matéria-prima e diminuir o impacto negativo ao meio ambiente (Singh et al., 2022). Essas amêndoas quebradas podem ser utili zadas como matéria-prima para extração de óleo, gerando um coproduto com alto valor agregado de excelente qualidade: a torta parcialmente desen- gordurada (TPD). Esse material apresenta uma alta concentração de proteínas (cerca de 30 a 38%), além de fibras alimentares (8 a 11%), contribuindo para melhoria do valor nutricional e nas proprieda- des funcionais e tecnológicas quando incorporado na formulação de novos alimentos (Lima; García; Lima, 2004; Lima et al., 2021). A conscientização do consumidor sobre a importância da ingestão de proteínas tem aumentado nos últimos anos com relação à inclusão de mais alimentos proteicos em sua dieta. Entre as opções disponíveis, as barras de proteína vêm ganhando destaque por oferecerem uma alternativa prática e nutritiva para lanches rápidos (Jang; Chung, 2023). Como resultado, esses produtos têm apresentado um crescimento de mercado promissor, com uma taxa de crescimento anual de 6% projetada para o período de 2022-2029 (Fortune Business Insights, 2022).
Thesagro: Amêndoa
Palabras clave: Castanha-de-caju
Extração de óleo da amêndoa
Citación: (Embrapa Agroindústria Tropical. Comunicado técnico, 296).
Tipo de Material: Folhetos
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Comunicado Técnico (CNPAT)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Comt-296-Barra-proteica-a-base-de-coproduto.pdf439.6 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace