Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1179430
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorGUAZZELI, L. de M.
dc.contributor.authorARAUJO, A. M. de
dc.contributor.authorSANTOS, S. A.
dc.contributor.authorJULIANO, R. S.
dc.contributor.authorRODRIGUES, C. S.
dc.contributor.authorFARIA, D. A. de
dc.contributor.authorPAIVA, S. R.
dc.date.accessioned2025-10-06T17:50:36Z-
dc.date.available2025-10-06T17:50:36Z-
dc.date.created2025-10-06
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationBrasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2025.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1179430-
dc.descriptionA Embrapa Pantanal possui um núcleo de conservação, onde são mantidos in situ rebanhos de ovinos, equinos e bovinos Pantaneiros. Esse estudo teve como objetivo avaliar a diversidade genética dos rebanhos equino e ovino, e através de ferramentas genômicas, gerar resultados práticos que auxiliam o manejo genético. Após o controle de qualidade, foram analisadas 81 e 102 amostras de ovinos e equinos Pantaneiros, com 2.549 e 1.476 SNPs respectivamente. Foi avaliada a diversidade, estrutura genética do rebanho e testes de exclusão de paternidade foram performados. Em termos de diversidade genética, a heterozigosidade observada (Ho) do rebanho ovino é igual a 0,412 e do equino, 0,472, e ambos os rebanhos apresentaram o coeficiente de endogamia (FIS) negativo, indicando uma considerável taxa de variabilidade genética e baixa endogamia. A análise de estrutura populacional dos ovinos Pantaneiros mostra duas composições genéticas distintas no rebanho, (K=2), sendo que essa segunda identidade genômica foi identificada como proveniente do Santa Inês. Os equinos Pantaneiros (K=3) mostram-se com uma estruturação ainda mais complexa, presença de outra(s) raça(s) ou subpopulações, as quais ainda não foram identificadas. O teste de exclusão de paternidade no rebanho ovino identificou 3 duos, informações estas que não estavam presentes na plataforma Alelo Animal. Nos equinos, o resultado foi de 19 trios e 33 duos, enquanto sete trios e 14 duos estão de acordo com as informações de pedigree registradas na Plataforma. Esses resultados apresentam uma oportunidade de enriquecer estratégias de conservação, orientando a seleção criteriosa de progenitores em cruzamentos futuros.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 386).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectRecursos genéticos animais
dc.subjectGenotipagem
dc.subjectSNP
dc.subjectAnálises genéticas
dc.titleUso de ferramentas genômicas no manejo do Núcleo de Conservação Animal da Embrapa Pantanal.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroOvis Aries
dc.subject.thesagroEquus Caballus
riaa.ainfo.id1179430
riaa.ainfo.lastupdate2025-10-06
dc.contributor.institutionLAURA DE MORAES GUAZZELI, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; ADRIANA MELLO DE ARAUJO, CPAP; SANDRA APARECIDA SANTOS, CPPSE; RAQUEL SOARES JULIANO, CPAP; CAMILA SOUZA RODRIGUES, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; DANIELLE ASSIS DE FARIA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; SAMUEL REZENDE PAIVA, CENARGEN.
Aparece en las colecciones:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CENARGEN)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
BPD386-final.pdf1,64 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace