Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1179430
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGUAZZELI, L. de M.
dc.contributor.authorARAUJO, A. M. de
dc.contributor.authorSANTOS, S. A.
dc.contributor.authorJULIANO, R. S.
dc.contributor.authorRODRIGUES, C. S.
dc.contributor.authorFARIA, D. A. de
dc.contributor.authorPAIVA, S. R.
dc.date.accessioned2025-10-06T17:50:36Z-
dc.date.available2025-10-06T17:50:36Z-
dc.date.created2025-10-06
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationBrasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2025.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1179430-
dc.descriptionA Embrapa Pantanal possui um núcleo de conservação, onde são mantidos in situ rebanhos de ovinos, equinos e bovinos Pantaneiros. Esse estudo teve como objetivo avaliar a diversidade genética dos rebanhos equino e ovino, e através de ferramentas genômicas, gerar resultados práticos que auxiliam o manejo genético. Após o controle de qualidade, foram analisadas 81 e 102 amostras de ovinos e equinos Pantaneiros, com 2.549 e 1.476 SNPs respectivamente. Foi avaliada a diversidade, estrutura genética do rebanho e testes de exclusão de paternidade foram performados. Em termos de diversidade genética, a heterozigosidade observada (Ho) do rebanho ovino é igual a 0,412 e do equino, 0,472, e ambos os rebanhos apresentaram o coeficiente de endogamia (FIS) negativo, indicando uma considerável taxa de variabilidade genética e baixa endogamia. A análise de estrutura populacional dos ovinos Pantaneiros mostra duas composições genéticas distintas no rebanho, (K=2), sendo que essa segunda identidade genômica foi identificada como proveniente do Santa Inês. Os equinos Pantaneiros (K=3) mostram-se com uma estruturação ainda mais complexa, presença de outra(s) raça(s) ou subpopulações, as quais ainda não foram identificadas. O teste de exclusão de paternidade no rebanho ovino identificou 3 duos, informações estas que não estavam presentes na plataforma Alelo Animal. Nos equinos, o resultado foi de 19 trios e 33 duos, enquanto sete trios e 14 duos estão de acordo com as informações de pedigree registradas na Plataforma. Esses resultados apresentam uma oportunidade de enriquecer estratégias de conservação, orientando a seleção criteriosa de progenitores em cruzamentos futuros.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 386).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectRecursos genéticos animais
dc.subjectGenotipagem
dc.subjectSNP
dc.subjectAnálises genéticas
dc.titleUso de ferramentas genômicas no manejo do Núcleo de Conservação Animal da Embrapa Pantanal.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroOvis Aries
dc.subject.thesagroEquus Caballus
riaa.ainfo.id1179430
riaa.ainfo.lastupdate2025-10-06
dc.contributor.institutionLAURA DE MORAES GUAZZELI, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; ADRIANA MELLO DE ARAUJO, CPAP; SANDRA APARECIDA SANTOS, CPPSE; RAQUEL SOARES JULIANO, CPAP; CAMILA SOUZA RODRIGUES, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; DANIELLE ASSIS DE FARIA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; SAMUEL REZENDE PAIVA, CENARGEN.
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CENARGEN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BPD386-final.pdf1,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace