Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1179248
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorFRITZSONS, E.
dc.contributor.authorWREGE, M. S.
dc.contributor.authorAGUIAR, A. V. de
dc.date.accessioned2025-09-30T19:51:54Z-
dc.date.available2025-09-30T19:51:54Z-
dc.date.created2025-09-30
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationColombo: Embrapa Florestas, 2025.
dc.identifier.issn1517-526X; 1980-3958
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1179248-
dc.descriptionEste trabalho apresenta um método para identificar e classificar áreas favoráveis ao plantio de Pinus maximinoi no Vale do Ribeira, uma região entre os estados de São Paulo e Paraná. Por se tratar de uma espécie tropical de pínus, sendo sensível à geada, a escolha adequada de áreas para cultivo deste pínus deve considerar esse fator restritivo e limitante. O método utiliza dados de latitude, longitude e um sistema de ponderação para gerar um índice comparável e classificável. Essa classificação subsidia empresas do setor florestal na escolha de suas áreas destinadas ao plantio comercial, experimental e na identificação de zonas restritivas, onde a ocorrência frequente de geada inviabiliza o cultivo sustentável. Além disso, o método oferece uma ferramenta de apoio ao gerenciamento da propriedade rural para a escolha das glebas mais adequadas ao plantio da espécie, com base em características como topografia, exposição das encostas e época de plantio. Isto permite que o administrador rural construa um índice personalizado que auxilie no planejamento e na tomada de decisão na propriedade. Embora desenvolvido especificamente para o Vale do Ribeira, devido às suas características microclimáticas singulares, o método pode ser adaptado a outras regiões e espécies florestais com sensibilidade à geada, como é o caso desta e das demais espécies e híbridos de pínus intermediários entre as espécies subtropicais e tropicais. Este trabalho apresenta aderência às diferentes metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), representando os ODS 12, 13 e 15, por ser direcionado à gestão sustentável e ao uso eficiente dos recursos florestais e ao aumento da capacidade de adaptação aos riscos climáticos.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Florestas. Documentos, 403)
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPinus maximinoi
dc.subjectManejo florestal
dc.subjectVale do Ribeira
dc.subjectModelo climatico
dc.titleMétodo para identificar áreas favoráveis ao plantio de Pinus maximinoi no Vale do Ribeira, nos estados do Paraná e São Paulo.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroPlantio
dc.subject.thesagroRisco Climático
dc.subject.thesagroGeada
dc.subject.nalthesaurusForest management
dc.subject.nalthesaurusFrost
dc.subject.nalthesaurusClimate models
dc.description.notesSelo ODS 12, 13 e 15.
dc.format.extent222 p.
riaa.ainfo.id1179248
riaa.ainfo.lastupdate2025-10-01 -03
dc.contributor.institutionELENICE FRITZSONS, CNPF; MARCOS SILVEIRA WREGE, CNPF; ANANDA VIRGINIA DE AGUIAR, CNPF.
Aparece en las colecciones:Série Documentos (CNPF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EmbrapaFlorestas-2025-Documentos403.pdf1,29 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace