Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1178962
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGUIMARÃES, D. V.
dc.contributor.authorTAVARES, O. C. H.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, A. P. de
dc.contributor.authorBORGES, A. A. A.
dc.contributor.authorMUSACCHIO, I.
dc.contributor.authorNOVOTNY, E. H.
dc.date.accessioned2025-09-25T17:55:59Z-
dc.date.available2025-09-25T17:55:59Z-
dc.date.created2025-09-19
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationIn: LUMBRERAS, J. F.; COELHO, M. R.; OLIVEIRA, V. A. de; LIMA, H. N.; TEIXEIRA, W. G.; SANTOS, L. A. C. dos; RODRIGUES, M. do R. L.; MENDONÇA-SANTOS, M. de L. (ed.). Guia de campo da XV Reunião Brasileira de Classificação e Correlação de Solos: RCC das várzeas do médio Rio Amazonas e entorno. Brasília, DF: Embrapa, 2025. cap. 20, p. 607-640.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1178962-
dc.descriptionA escassez de água doce é um dos maiores problemas enfrentados pela humanidade (Galaitsi et al., 2018), e a agricultura utiliza 70% da água doce (FAO, 2011; World Bank, 2020). A capacidade dos solos em reter água para as plantas assim como atuar como filtro, controlar o transporte de solutos, garantir a adequada recarga dos aquíferos e outros serviços ecossistêmicos está diretamente relacionada às curvas de retenção de água no solo, um dos dados experimentais mais importantes da Física do Solo (Tormena et al., 1998) e de mais difícil obtenção (Costabel; Hiller, 2021). Infelizmente, devido a essa dificuldade, atualmente a maioria dos cientistas do solo resignaram-se a trabalhar com escassos e insuficientes pontos da curva de retenção de água, como a saturação, a capacidade de campo (CC) e o ponto de murcha permanente (PMP), que muito precariamente caracterizam as propriedades físico-hídricas dos solos e estimam a disponibilidade de água para as plantas com base em extrapolações temerárias e com dados estáticos (é impossível determinar a dinâmica da água em solos com tão poucos dados experimentais), além de valores pontuais arbitrários (i.e.: capacidade de campo e ponto de murcha permanente). Com a disponibilização de novas ferramentas analíticas, como a apresentada, será possível a realização de estudos mais detalhados e com uma maior variabilidade de plantas-teste e condições experimentais.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectRessonância Magnética Nuclear
dc.subjectNuclear magnetic resonance
dc.titleCurvas de retenção de água de horizontes e solos selecionados da XV Reunião Brasileira de Classificação e Correlação de Solos obtidas por ressonância magnética nuclear em baixo campo.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroRetenção de Água no Solo
dc.subject.nalthesaurusSoil water retention
riaa.ainfo.id1178962
riaa.ainfo.lastupdate2025-09-25
dc.contributor.institutionDANIELLE VIEIRA GUIMARÃES; ORLANDO CARLOS HUERTAS TAVARES; ALINE PACOBAHYBA DE OLIVEIRA, CNPS; ÁGATHA AYRA ARAÚJO BORGES, INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; ILANA MUSACCHIO, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; ETELVINO HENRIQUE NOVOTNY, CNPS.
Appears in Collections:Capítulo em livro técnico (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Curvas-de-retencao-de-agua-de-horizontes-e-solos-2025.pdf1.31 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace