Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1178492
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLANDAU, E. C.
dc.contributor.authorMATRANGOLO, W. J. R.
dc.contributor.authorARZABE, C.
dc.contributor.authorMACHADO, A. T.
dc.contributor.authorTEIXEIRA, F. F.
dc.contributor.authorSILVA, N. C. de A.
dc.contributor.authorCOSTA, F. M.
dc.contributor.authorALVES, S. A.
dc.contributor.authorVIDAL, R.
dc.contributor.authorBRITTO, J. da S.
dc.contributor.authorNUNES, J. A.
dc.contributor.authorHANA, R. de O. A.
dc.date.accessioned2025-09-11T15:52:55Z-
dc.date.available2025-09-11T15:52:55Z-
dc.date.created2025-09-03
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationBrasília, DF: Embrapa, 2025.
dc.identifier.isbn978-65-5467-091-3
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1178492-
dc.descriptionDa produção à comercialização, as mulheres sempre ajudaram a pavimentar o caminho da agricultura no País, tanto para um extrativismo sustentável, como para uma agricultura produtiva. No entanto, apesar da multiplicida- de de papéis que desempenham e das responsabilidades que assumem, sua participação sempre foi marcada pela invisibilidade. Esta Coleção Mulheres Rurais no Brasil, escrita por mui- tas mãos, traz luz a esta questão, contextualizando a par- ticipação das mulheres na agricultura, como extrativistas, trabalhadoras e dirigentes de estabelecimentos rurais nas diferentes regiões do País, e mostrando seu envolvimento nas diferentes etapas do processo de produção, desde a primária até a de agregação de valor, assim como na re- presentação e liderança de organizações do setor. A cole- ção destaca os desafios enfrentados pelas mulheres na su- cessão das propriedades e no desempenho de atividades que eram consideradas masculinas pelo senso comum, e demonstra a importância das tecnologias para otimizar a execução das tarefas, o que traz facilidade e conforto na realização das tarefas exaustivas, que necessitam esforço físico; para poupar tempo, recurso escasso para quem de- sempenha múltiplas tarefas, e, também, para assegurar a qualidade e agregar valor à produção. E, apresenta, ainda, o envolvimento das mulheres na geração e difusão dessas tecnologias. Todos esses temas são evidenciados por ca- sos reais de produtoras que atuam nessas atividades, e, assim, inspiram e enriquecem o debate acerca do valor do trabalho feminino para agricultura. Para compor este trabalho e agregar o mosaico de as- suntos, foram envolvidas diferentes Unidades da Embra- pa, o que demonstra a importância e a amplitude do tema nas principais cadeias extrativistas e produtivas. É um pri- meiro passo para a internalização do assunto na Embrapa, de forma a orientar o delineamento das pesquisas, o de- senvolvimento de tecnologias e a avaliação dos seus im- pactos na sociedade.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Coleção mulheres rurais no Brasil).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEquidade de gênero
dc.subjectAgroecologia
dc.subjectGeoprocessamento
dc.subjectVariação geográfica
dc.titleMulheres rurais na produção agroecológica de milho no Brasil.
dc.typeLivros
dc.subject.thesagroMulher Rural
dc.subject.thesagroAgricultura Orgânica
dc.subject.thesagroAgricultura Familiar
dc.subject.thesagroDesenvolvimento Sustentável
dc.format.extent264 p.
riaa.ainfo.id1178492
riaa.ainfo.lastupdate2025-09-11
dc.contributor.institutionELENA CHARLOTTE LANDAU, CNPMS; WALTER JOSE RODRIGUES MATRANGOLO, CNPMS; CRISTINA ARZABE, GGINT; ALTAIR TOLEDO MACHADO, CPAC; FLAVIA FRANCA TEIXEIRA, CNPMS; NATÁLIA CAROLINA DE ALMEIDA SILVA, UNIVERSIDAD TECNOLÓGICA DEL URUGUAY; FLAVIANE MALAQUIAS COSTA, UNIVERSIDADE DE HARVARD; SANDRA APARECIDA ALVES, MOVIMENTO CAMPONÊS POPULAR; RAFAEL VIDAL, UNIVERSIDAD DE LA REPÚBLICA; JÉSSICA DA SILVA BRITTO, MOVIMENTO CAMPONÊS POPULAR; JOSÉ ARCANJO NUNES, PREFEITURA MUNICIPAL DE MUQUI; RICARDO DE OLIVEIRA ABU HANA, CNAT.
Appears in Collections:Folder / Folheto / Cartilha (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mulheres-rurais-na-producao-agroecologica-de-milho-no-Brasil.pdf4.67 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace