Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1178128
Título: Índices de eficiência de uso de nitrogênio baseados em teor de proteína e em rendimento de grãos de trigo.
Autor: GUARIENTI, E. M.
DE BONA, F. D.
FONTOURA, S. M. V.
SILVA, S. R.
OLIVEIRA JUNIOR, A. de
CARAFFA
SILVA JUNIOR, J. P. da
WIETHOLTER, S.
PIRES, J. L. F.
CUNHA, G. R. da
Afiliación: ELIANA MARIA GUARIENTI, CNPT; FABIANO DANIEL DE BONA, CNPT; SANDRA MARA VIEIRA FONTOURA, FUNDAÇÃO AGRÁRIA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA; SERGIO RICARDO SILVA, CNPF; ADILSON DE OLIVEIRA JUNIOR, CNPSO; MARCOS CARAFFA, SOCIEDADE EDUCACIONAL TRÊS DE MAIO; JOSE PEREIRA DA SILVA JUNIOR, CNPT; SIRIO WIETHOLTER, CNPT; JOAO LEONARDO FERNANDES PIRES, CNPT; GILBERTO ROCCA DA CUNHA, CNPT.
Año: 2025
Referencia: Passo Fundo: Embrapa Trigo, 2025.
Páginas: 24 p.
Descripción: O nitrogênio (N) é um nutriente indispensável para o crescimento e o desenvolvimento de plantas de trigo, influenciando o rendimento e a qualidade tecnológica de grãos. O aprimoramento do uso da adubação nitrogenada para melhorar estas características passa pela avaliação da eficiência de uso de N (EUN), que é complexa em função dos vários fatores envolvidos, em especial àqueles ligados à dinâmica do N no solo e aos processos de absorção, translocação e redistribuição de N na planta. Novos métodos de avaliação e/ou a revisão de métodos clássicos de EUN, podem contribuir para o entendimento do problema, bem como indicar possíveis caminhos para a melhoria da adubação nitrogenada na cultura do trigo. O objetivo deste estudo foi comparar cinco índices de eficiência de uso de N (IEUN) que empregam no cálculo, o rendimento de grãos e/ou a contribuição do teor de N (estimado a partir do teor de proteína nos grãos), e verificar a possibiidade de ocorrência de excedente de N no sistema. Os experimentos foram conduzidos em 12 ambientes, sendo seis no Paraná e seis no Rio Grande do Sul, constando de cinco estratégias de manejo de parcelamento de N, com aplicação de 90 kg ha-1 de N em três cultivares de trigo (BRS Guamirim, BRS Guaraim e BRS Marcante), no início do perfilhamento, no alongamento do colmo e na emergência da espiga, além da testemunha (sem N). O balanço parcial do N nativo e a eficiência agronômica foram os IEUN que propiciaram as informações mais efetivas. Foi estimado excedente de N total em todos os tratamentos (de 29,5 a 106,7 kg ha-1), sugerindo que o N disponibilizado não foi integralmente utilizado pelas cultivares de trigo.
Thesagro: Trigo
Triticum Aestivum
Adubação
Nitrogênio
Glúten
Proteína
Palabras clave: Eficiência agronômica
Citación: (Embrapa Trigo. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 122).
ISSN: 1676-4544
Notas: Selos ODS 2 e 12.
Tipo de Material: Folhetos
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPT)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
boletim-pesquisa-desenvolvimento-122.pdf882.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace