Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1177190
Título: IDENTIFICAÇÃO das demandas e prioridades de pesquisa agropecuária, florestal e agroindustrial para os municípios da região do Médio Amazonas Paraense.
Ano de publicação: 1997
Referência: Santarém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 1997.
Conteúdo: No Oeste do Pará situa-se a região do Médio Amazonas Paraense, constituída pelos municípios de Santarém, Monte Alegre, Alenquer, Óbidos, Oriximiná, Terra Santa, Faro e Juruti, que ocupam 245.507 Km2, correspondente a cerca de 20% da área do Estado. A população é de mais de meio milhão de habitantes. O município de Santarém é, dentre os que integram esta região, o centro regional mais bem dotado de infra-estrutura, tanto no que diz respeito ao fluxo de comércio, quanto a serviços sociais. Dispõe de diversos órgãos governamentais (ensino, pesquisa, extensão e fomento) e não governamentais, que com limitações, principalmente de ordem financeira, têm procurado contribuir no seu desenvolvimento. A importância do setor agrícola para a região do Médio Amazonas Paraense é bastante expressiva, considerando as culturas de subsistência como milho, feijão, arroz e mandioca, que se destacam com bons níveis de produção no Estado do Pará. As culturas perenes, a pecuária para corte e a exploração de madeira, também merecem distinção pelo que contribuem para a economia local. Em 1992, no exercício da abordagem “Pesquisa e Desenvolvimento”, a Embrapa Amazônia Oriental, com o apoio de órgãos estaduais, realizou um pré-diagnóstico nos municípios desta região, verificando-se a crescente atividade agropecuária no local, já com alguns riscos ao meio ambiente, necessitando que se estabelecesse um programa mais amplo de pesquisa para aquela área. Pelos resultados obtidos no pré-diagnóstico, ficou evidente também a necessidade de se implantar um Núcleo da Embrapa na região do Médio Amazonas Paraense, a fim de viabilizar a geração de novos conhecimentos científicos e tecnológicos, tendo como suporte os três campos experimentais que a Empresa mantém em Alenquer, Monte Alegre e Belterra. Assim, em 1994 o município de Santarém passou a sediar este Núcleo para atender a região do Médio Amazonas Paraense, e ainda os municípios de Belterra e Aveiro. Sua atuação tem se dado de forma integrada com órgãos municipais, estaduais e federais ligados direta e indiretamente ao setor agropecuário, florestal e agroindustrial. Nos últimos dois anos, a região do Médio Amazonas Paraense vem experimentando grandes transformações no uso de suas terras, estando a agricultura, a nível empresarial, em ascensão, mais especificamente nos municípios de Santarém e Alenquer com consideráveis áreas plantadas com arroz, tanto irrigado como de sequeiro, e com milho, além da soja que vem sendo plantada em escala experimental. Esta última cultura já se encontra ocupando áreas consideráveis de testes de cultivares no município de Santarém, utilizando tecnologias geradas pela Embrapa em outras regiões do país.
Thesagro: Pesquisa Agrícola
Agricultura Familiar
Pesquisa Florestal
Palavras-chave: Agroindústria
Notas: Trabalho apresentado no Workshop Identificação das Demandas e Prioridades de Pesquisa Agropecuária, Florestal e Agroindustrial.
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Folder / Folheto / Cartilha (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Identificacao-das-demandas-e-prioridades...pdf1.72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace