Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1176023
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRODRIGUES, C. S.
dc.contributor.authorFARIA, D. A. de
dc.contributor.authorRAMOS, A. F.
dc.contributor.authorMCMANUS, C.
dc.contributor.authorPAIVA, S. R.
dc.date.accessioned2025-05-26T18:57:14Z-
dc.date.available2025-05-26T18:57:14Z-
dc.date.created2025-05-26
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationBrasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2025.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1176023-
dc.descriptionEste estudo visou validar ferramentas genômicas para manejo do Núcleo de Conservação de raças locais de equinos, ovinos e bovinos do Setor de Campo Experimental Fazenda Sucupira, em Brasília, DF. Para as três espécies do estudo, foram genotipadas 116 amostras no total, utilizando o EMBRAPA multispecies 65K Illumina Infinium 1 chip. Foram obtidos os índices de diversidade intrapopulacional por raça, além de análises de estrutura populacional e testes de exclusão de paternidade. Os índices de diversidade genética revelaram que o maior valor de heterozigosidade observada (HO) (0,46) foi observado nas raças equinas Pantaneiro e Campeiro, e o menor na raça bovina Junqueira (0,31). Todas as raças exibiram um coeficiente de endogamia (FIS) negativo, indicando variabilidade genética e ausência de endogamia. As matrizes IBD estimaram as relações de parentesco entre os animais de cada raça, confirmando alguns pedigrees conhecidos e indicando novos parentescos, que assistirão o manejo dos rebanhos. A análise de estrutura populacional em equinos (K=4) revelou a pureza da raça Campeiro, contrastando com a falta de estrutura definida na raça Pantaneiro. Em ovinos a raça Morada Nova demonstra maior pureza em comparação com a Bergamácia Brasileira (K=3). Em bovinos (K=4), as raças Curraleiro Pé-Duro e Pantaneiro não se diferenciaram completamente, provavelmente devido a sua origem comum. Os testes de exclusão de paternidade confirmaram a maioria dos dados de pedigree disponíveis na plataforma Alelo Animal, além de relevar duos/trios não registrados, cujas informações contribuirão no manejo dos rebanhos.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 385).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSNP
dc.subjectConservação genética
dc.titleUso de ferramenta genômica no manejo genético das raças conservadas in situ na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroEquus Caballus
dc.subject.thesagroBos Taurus
dc.subject.thesagroOvis Aries
riaa.ainfo.id1176023
riaa.ainfo.lastupdate2025-05-26
dc.contributor.institutionCAMILA SOUZA RODRIGUES, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; DANIELLE ASSIS DE FARIA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; ALEXANDRE FLORIANI RAMOS, CENARGEN; CONCEPTA MCMANUS, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; SAMUEL REZENDE PAIVA, CENARGEN.
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CENARGEN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
boletim-pesquisa-samuel-22-05.pdf1.93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace