Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1175688
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGUIMARAES, J. A.
dc.contributor.authorMOURA, A. P. de
dc.contributor.authorGUEDES, I. M. R.
dc.contributor.authorBRAGA, M. B.
dc.contributor.authorMICHEREFF FILHO, M.
dc.date.accessioned2025-05-16T18:49:17Z-
dc.date.available2025-05-16T18:49:17Z-
dc.date.created2025-05-16
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationBrasília, DF: Embrapa Hortaliças, 2025.
dc.identifier.issn1415-30333
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1175688-
dc.descriptionO documento apresenta um método para monitorar o ácaro-rajado em plantações de pimentão, visando um manejo mais eficiente e sustentável da praga. O objetivo principal é fornecer aos produtores uma ferramenta para decidir se é necessário ou não controlar o ácaro, dentro do contexto da Produção Integrada de Pimentão (PIP). A metodologia proposta envolve a avaliação da presença ou ausência do ácaro em cinco folhas do terço superior de 20 plantas por parcela, totalizando 100 folhas por amostragem. As amostragens devem ser realizadas a cada três dias, seguindo um padrão de ziguezague na lavoura para cobrir toda a área. Os dados coletados devem ser registrados em uma planilha, e a decisão de controle é tomada com base no nível de infestação, sendo 10% de folhas atacadas o limite para intervenção. O estudo foi conduzido com o objetivo de oferecer um método de amostragem e nível de controle adequados para o ácaro-rajado, auxiliando na tomada de decisão sobre a necessidade de controle da praga na Produção Integrada de Pimentão.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Hortaliças. Circular técnica, 178).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectManejo integrado de praga
dc.subjectProdução integrada do pimentão
dc.titleMétodo de amostragem e nível de controle do ácaro-rajado na produção integrada de pimentão.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroPimentão
dc.subject.thesagroÁcaro Rajado
dc.subject.thesagroHortaliça
dc.subject.thesagroTetranychus Urticae
dc.subject.thesagroPraga
dc.subject.thesagroPraga de Planta
riaa.ainfo.id1175688
riaa.ainfo.lastupdate2025-05-16
dc.contributor.institutionJORGE ANDERSON GUIMARAES, CNPH; ALEXANDRE PINHO DE MOURA, CNPH; ITALO MORAES ROCHA GUEDES, CNPH; MARCOS BRANDAO BRAGA, CNPH; MIGUEL MICHEREFF FILHO, CNPH.
Appears in Collections:Circular Técnica (CNPH)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CT178-CNPH-42250.pdf772.62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace