Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1175246
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.editorSANTOS, H. P. dos
dc.contributor.editorPROTAS, J. F. da S.
dc.contributor.editorLAZZAROTTO, J. J.
dc.date.accessioned2025-07-07T10:51:55Z-
dc.date.available2025-07-07T10:51:55Z-
dc.date.created2025-04-30
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationEmbrapa, 2025.
dc.identifier.isbn978-65-5467-092-0
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1175246-
dc.descriptionA catástrofe climática que assolou o Rio Grande do Sul nos meses de abril e maio de 2024 causou expressivas perdas e inúmeros prejuízos há muitas regiões do estado. Dentre essas regiões, a Serra Gaúcha foi fortemente afetada sob diversos aspectos econômicos, sociais e ambientais. Além de grandes impactos negativos sobre a paisagem rural, a infraestruturas viária e as atividades de turismo, também foram observados significativos problemas em áreas de produção, ocupadas principalmente por pequenos produtores rurais familiares, que têm na viticultura a sua principal base de sustentação. Diante desse contexto, em uma ação articulada envolvendo várias Unidades da Embrapa (Embrapa Uva e Vinho, Embrapa Florestas e Embrapa Clima Temperado) e instituições parceiras (Emater-RS, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul de Bento Gonçalves, Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul e Serviço Geológico do Brasil), efetuou-se um amplo levantamento de dados e informações sobre os impactos da referida catástrofe. Como resultado principal, foi elaborado este livro, que constitui um documento muito qualificado e robusto. Isso porque, a partir de aprofundadas análises e descrições diagnósticas, são apontadas diversas ações propositivas associadas com questões técnicas e de políticas públicas. Considera-se que tais ações são fundamentais para, além de resgatar e reincluir produtiva e economicamente os agricultores afetados, implementar programas de recuperação e de mitigação de novos problemas na paisagem regional como um todo.
dc.formatil. color.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCatástrofe climática
dc.subjectPaisagem rural
dc.subjectDesastres naturais
dc.subjectImpacto socioeconômico
dc.subjectRio Grande do Sul
dc.titleDiagnóstico e proposições para mitigar riscos de chuvas extremas na Serra Gaúcha.
dc.typeLivros
dc.subject.thesagroPolíticas Públicas
dc.subject.thesagroViticultura
dc.description.notesCGPE 19056
dc.format.extent2101 p.
riaa.ainfo.id1175246
riaa.ainfo.lastupdate2025-07-04
dc.contributor.institutionHENRIQUE PESSOA DOS SANTOS, CNPUV; JOSE FERNANDO DA SILVA PROTAS, CNPUV; JOELSIO JOSE LAZZAROTTO, CNPUV.
Aparece en las colecciones:Livro técnico (CNPUV)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Santos-Lv-DiagMitigarRiscosChuvasExtremas-2025.pdf34.82 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace